Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11204
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação infantil: o lúdico do brincar como ferramenta facilitadora na aprendizagem no Instituto de Educação Doce Mãe de Deus
metadata.dc.creator: Araujo, Giselle Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaves, Maria Tereza
metadata.dc.description.resumo: O referido trabalho Educação Infantil: o lúdico do brincar como ferramenta facilitadora na aprendizagem no Instituto de Educação Doce Mãe de Deus tem como objetivo geral discutir a importância do brincar, onde o lúdico é usado como uma maneira para envolver as crianças nas atividades pedagógicas e como essa ferramenta influencia no seu ensino-aprendizagem. Contempla a princípio uma introdução a qual se apresenta e justifica a nossa temática, decorrendo também um breve histórico da Educação Infantil onde aportamos das leis fundamentais que a rege. Falamos ainda com propriedades através de autores sobre jogos e brincadeiras na facilidade lúdica para uma aprendizagem infantil significativa. A coleta de dados foi realizada no Instituto de Educação Doce Mãe de Deus em João Pessoa – PB, através da observação e aplicação de questionário junto a duas professoras. Observando as vivências foi possível perceber alguns benefícios dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, implicando diretamente no processo ensino-aprendizagem. Estimular a construção do conhecimento através dos jogos e brincadeiras, criando oportunidades para a conquista de novas descobertas é um papel importante do professor.
Abstract: The purpose of this work, “Early Childhood Education: The playful as an enabling tool of Learning in Instituto de Educação Doce Mãe de Deus” is to discuss the importance of playing, where the playful is used as a way to involve children in pedagogical activities and how this tool influences the teaching-learning process. Firstly, it contemplates an introduction that presents and justifies our theme, also giving a brief historical background of Early Childhood Education where we point to the fundamental laws that govern it. We also speak with authority through authors of games and playing in the playful facility for meaningful child learning. Data collection was done at the Instituto de Educação Doce Mãe de Deus in João Pessoa - PB, through the observation and application of a questionnaire with two female teachers. Through the observation of experiences it was possible to notice some benefits of playing and games in children's development, implying directly in the teaching- learning process. Stimulating the construction of knowledge through playing and games, creating opportunities for the achievement of new discoveries is an important role of the teacher.
Keywords: Brincadeiras e Jogos
Educação infantil
Aprendizagem
Games
Early Childhood Education
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11204
Issue Date: 30-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGA09072018.pdf865,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.