Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11210
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação para o trânsito e consciência social: práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos em uma escola estadual de João Pessoa / PB
metadata.dc.creator: Araújo, Maria do Rosário Lucena de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Nathália Fernandes do Egito
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho discute o contexto da Educação no Trânsito nas práticas pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos. Enquanto essa modalidade da Educação Básica atende a um perfil de educandos diversificados e heterogêneos no ciclo II, é pertinente aprofundar discussões relativas à temática sobre a Educação no Trânsito. Dessa forma, intencionamos neste trabalho investigar: quais as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas da EJA a partir da temática da Educação para o trânsito? E tendo como objetivo geral, analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA a partir da temática da Educação para o trânsito. A presente pesquisa revela-se fundamental na medida em que evidencia as práticas educacionais, principalmente quando se refere à Educação para o Trânsito como um tema fundamental para a construção de uma conscientização social. Nesse sentido, observa-se a necessidade das implantações de ações práticas e teóricas educativas para o trânsito, considerando-se que o comportamento humano é apontado como fator determinante dos acidentes de trânsito. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa encontra-se ancorada na utilização dos métodos qualitativo, analítico, descritivo, realização de regências, observação participante e revisão da literatura especializada. Assim, desenvolveram-se observações em sala de aula, diálogos com a educadora da sala de aula no lócus selecionado para este estudo – Uma Escola Estadual no município de João Pessoa/ PB.
Abstract: The present work discusses the context of Traffic Education in pedagogical practices in Youth and Adult Education. While this modality of Basic Education meets a profile of diverse and heterogeneous students in cycle II, it is pertinent to deepen discussions on the issue of Traffic Education. Thus, we intend in this work to investigate: which pedagogical practices developed in the classes of EJA from the theme of Education for traffic? With the general objective of analyzing the pedagogical practices developed in the EJA from the theme of Education for traffic. The present research proves to be fundamental in that it evidences the educational practices, especially when it refers to Traffic Education as a fundamental theme for the construction of a social conscientization. In this sense, it is observed the need for practical and theoretical educational deployments for traffic, considering that human behavior is identified as a determinant of traffic accidents. From the methodological point of view, the research is anchored in the use of qualitative, analytical, descriptive methods, conducting of regencies, participant observation and review of the specialized literature. Thus, observations were developed in the classroom, dialogues with the classroom educator in the locus selected for this study - A State School in the Municipality of João Pessoa / PB.
Keywords: Práticas pedagógicas
Educação de jovens e adultos
Educação - trânsito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11210
Issue Date: 15-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRLA0407208.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.