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metadata.dc.type: TCC
Title: A realidade educacional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão cumprindo medida socioeducativa: os desafios encontrados pelos alunos no processo de escolarização
metadata.dc.creator: Silva, Grasiela Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Calaça, Suelídia Maria
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a educação de adolescentes e jovens no que respeita ao processo de escolarização a partir da experiência junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba – 2a Vara da Infância e da Juventude, analisando a problemática do analfabetismo funcional destes sujeitos. Para tanto, apresento os conceitos de adolescência, juventude e analfabetismo funcional em relação aos processos de leitura e escrita na sociedade letrada e apresento um perfil dos adolescentes e jovens em conflito com a lei oriundos do local de pesquisa, a fim de estabelecer uma relação entre suas características sócio históricas e sua defasagem na leitura e na escrita. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento do trabalho basearam-se no estudo bibliográfico acerca da temática, como também foram realizadas visitas aos Centros de Referências Especializados em Assistência Social – CREAS do município de João Pessoa – PB. Por meio das análises realizadas concluiu-se que existe uma grande distorção quanto à idade/ano escolar dos adolescentes e jovens que participaram da pesquisa, muitos são os motivos que os levam a esse ponto, sendo eles: a evasão escolar, a falta de interesse, as dificuldades de aprendizagem, a desmotivação por parte dos professores, o nascimento de filhos, como também a iniciação no mercado de trabalho.
Abstract: The objective of this work is to discuss the education of adolescents and young people regarding the schooling process from the experience of the Court of Justice of Paraíba - 2nd Childhood and Youth Court, analyzing the problem of functional illiteracy of these subjects. Therefore, I present the concepts of adolescence, youth and functional illiteracy in relation to the reading and writing processes in the literate society and present a profile of adolescents and young people in conflict with the law coming from the research site, in order to establish a relationship between its historical partner characteristics and its lag in reading and writing. Therefore, the methodological procedures adopted in the development of the work were based on the bibliographic study about the theme, as well as visits to the Specialized Referral Centers in Social Assistance - CREAS of the city of João Pessoa - PB. Through the analyzes carried out, it was concluded that there is a great distortion regarding the age / school year of the adolescents and young people who participated in the research, many of the reasons that lead them to this point are: school dropout, lack of interest , the difficulties of learning, the lack of motivation on the part of the teachers, the birth of children, as well as the initiation in the job market.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Analfabetismo
Escolarização
Youth and adult education
Illiteracy
Schooling
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11212
Issue Date: 2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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