Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11213
metadata.dc.type: TCC
Title: As concepções de avaliação da aprendizagem dos docentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal Cantalice Leite Magalhães, na Paraíba
metadata.dc.creator: Chaves, Cleide de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Isabel Marinho da
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de conclusão de curso se propôs a apresentar as concepções de avaliação da aprendizagem no Brasil, a partir das bases legais, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9.394/96 e das bases teóricas que fundamentam os estudos, as pesquisas e os discursos docentes sobre o assunto. Este estudo se fundamentou nas contribuições de Haydt (1988), Luckesi (2011), Libâneo (1994), Teixeira (2013), entre outros e realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho qualitativo e de análise de conteúdo. A pesquisa de campo aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cantalice Leite Magalhães, em João Pessoa, na Paraíba. Os professores foram os sujeitos da pesquisa e o questionário foi o instrumento utilizado para coletar os dados da pesquisa. Os resultados indicaram que os professores concebem a avaliação da aprendizagem como uma ação pedagógica desafiadora e complexa porque requer o diagnóstico e a verificação do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The course conclusion work aimed to present the conceptions of evaluation of learning in Brazil, based on the legal bases, such as the Law of Directives and Bases of Education - LDB 9.394 / 96 and the theoretical bases that base the studies, the research and teaching discourses on the subject. This study was based on the contributions of Haydt (1988), Luckesi (2011), Libâneo (1994), Teixeira (2013), among others. In order to do so, he carried out a bibliographical and field research, of a qualitative nature and of content analysis. Field research took place at the Cantalice Leite Magalhães Municipal School of Elementary Education, in João Pessoa, Paraíba. Teachers are the subjects of the research and the questionnaire is the instrument used to collect the research data. The results indicated that teachers conceive the evaluation of learning as a challenging and complex pedagogical action because it requires the diagnosis and verification of the teaching-learning process.
Keywords: Avaliação
Aprendizagem
Evaluation
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11213
Issue Date: 18-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSC28062018.pdf868.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.