Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11227
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma breve discussão sobre quem são sujeitos da EJA e quais suas expectativas na sala de aula
metadata.dc.creator: Silva, Francisca Veridiana da
metadata.dc.contributor.advisor1: Calaça, Suelídia Maria
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia é resultado de estudos realizados na área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. A temática apresentada foi baseada no publico atendido por essa modalidade de ensino, a fim de caracterizar os alunos da EJA e suas expectativas nas salas de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas (uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino) ambas localizadas no bairro de Mangabeira, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Iniciamos o trabalho por uma breve abordagem histórica da EJA no Brasil, em seguida apresentamos alguns conceitos de EJA através de obras de Gadotti e Romão (2007), Vanilda Paiva (2001), Osmar Fávero (2011), Paulo Freire (1980), e os documentos Parecer 11/2000 e a LDB, na sequencia discutimos a metodologia abordada e o perfil do alunado através da coleta de dados mediante entrevista realizada e questionário com aproximadamente 80 (oitenta) alunos com idade entre 16 e 61 anos. Nesta análise, contatou-se que as expectativas dos educandos da EJA vão além da visão que o sistema de ensino e a sociedade têm deles, e que para que a aprendizagem seja realmente significativa todos os envolvidos no processo educacional tenham conhecimento da realidade desses sujeitos.
Abstract: This monograph is the result of studies carried out in the area of deepening in Youth and Adult Education in the Pedagogy course of the Federal University of Paraíba. The thematic presented was based on the public attended by this modality of education, in order to characterize the students of the EJA and their expectations in the classrooms. The research was carried out in two public schools (one from the state network and another from the municipal school network) both located in the neighborhood of Mangabeira, in the city of João Pessoa, state of Paraíba. We start the work by a brief historical approach to EJA in Brazil, and then we present some EJA concepts through works by Gadotti and Romão (2007), Vanilda Paiva (2001), Osmar Fávero (2011), Paulo Freire (1980), and the documents of Opinion 11/2000 and LDB, following the methodology discussed and the profile of the pupil through the data collection through an interview conducted and a questionnaire with approximately 80 (eighty) students aged between 16 and 61 years. In this analysis, it was contacted that the expectations of the students of the EJA go beyond the vision that the educational system and the society have of them, and that for learning to be really meaningful all those involved in the educational process are aware of the reality of these subjects.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Perfil discente
Sala de aula
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11227
Issue Date: 29-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FVS30052018.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.