Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11525
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Cenated e os "cursos livres" de artes visuais no período de 1999-2010 |
Autor(es): | Lira, Maria Laudiceia Almeida |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Erinaldo Alves do |
Resumo: | Motivada pela atuação como professora e gestora do Centro Estadual de Arte do Ensino Fundamental e Médio - CENATED, esta pesquisa investiga o processo histórico desta instituição, num recorte temporal de 1999 a 2010. O foco é a sua implantação administrativa, metodológica e pedagógica. Como foram planejados e ministrados os “cursos livres” em artes visuais, com foco nos cursos de desenho e de pintura, atentando para as ações educativas e metodológicas dos seus professores, é a preocupação central. Utilizou-se uma “metodologia mista”, de aspecto documental, bibliográfico e de memória e com abordagem qualitativa, para a construção de uma narrativa histórica, na perspectiva de um flâneur. Como resultado, a pesquisa detectou a relevância institucional do CENATED, em se tratando do primeiro Centro de Artes, com característica de “cursos livres” e vínculo institucional público. Conheceu suas finalidades e possíveis contribuições para o Ensino das Artes Visuais e da difusão da arte, produzida especialmente por estudantes da rede pública de ensino na cidade de João Pessoa-PB e de outros municípios próximos. Identificaram-se ações consistentes de um modelo de ensino mais tradicional, referendados nas concepções teóricas de Ensino da arte na época, baseado na técnica e na cópia, com possíveis insinuações nas tentativas de vivenciar um Ensino mais contemporâneo. |
Abstract: | Motivado por actuar como maestro y director del Centro Estatal de Arte y Educación Básica Este - CENATED, esta investigación estudia el proceso histórico de la institución en un marco de tiempo de 1999 a 2010. La atención se centra en la aplicación administrativa, metodológico y pedagógico. La forma en que se planean y se ofrecen "cursos libres" en las artes visuales, centrándose en los cursos de dibujo y pintura, prestando atención a las acciones educativas y metodológicas de sus profesores es la principal preocupación. Se utilizó una "metodología mixta", documental, bibliográfico aspecto y la memoria y el enfoque cualitativo para la construcción de una narrativa histórica desde la perspectiva de un flâneur. Como resultado, la encuesta encontró la relevancia institucional de CENATED, en el caso del primer Centro de Arte, con características de "cursos libres" y el enlace de las instituciones públicas. Cumplido sus propósitos y posibles contribuciones a la enseñanza de las artes visuales y el arte de la radiodifusión, producidos especialmente por los estudiantes de la escuela pública en la ciudad de João Pessoa-PB y otros municipios cercanos. Identificaron acciones consistentes de un modelo de enseñanza más tradicional, refrendados los conceptos teóricos de la enseñanza del arte en el tiempo, basado en la técnica y en la impresión, con posibles indicios de intentos de vivir una educación más contemporánea. |
Palavras-chave: | CENATED Ensino das artes visuais Cursos livres Narrativa Flâneur CENATED Enseñanza de las artes visuales Cursos libres Narrativa Flâneur |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Visuais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11525 |
Data do documento: | 28-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 15,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.