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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11901
Tipo: Dissertação
Título: História, memória e identidade quilombola no cariri-cearense (comunidades sítio Arruda- Araripe e Carcará-Potengi).
Autor(es): Silva, Maria Edvânia da
Primeiro Orientador: Flores, Elio Chaves
Resumo: Esta pesquisa irá aprofundar questões pouco debatidas na historiografia local, ausências estas atribuídas a uma suposta “invisibilidade” do negro em terras cearenses. Considero está uma perspectiva equivocada. A população negra precisa ser vista no Ceará para além da sua condição de escravizada. Discursos equivocados como “Ceará terra da luz”, ou ainda “No Ceará não existem negros”, contribuíram para deficiências de estudos sobre as contribuições das populações negras no Ceará e, consequentemente, na região do Cariri. Além de contestar essa produção historiográfica regional, o estudo busca afiançar a presença negra na região do Cariri Cearense. A pesquisa está embasada na História Oral e História Comparada, a partir da interpretação de documentos institucionais nacionais e locais, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico-IBGE, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA, Grupo de Valorização Negra do Cariri-GRUNEC, Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), acervos fotográficos, livros dos associados, documentos educacionais como LDB, DCN, Regimento Escolar, Plano de trabalho anual da Escola Maria Virgem, com ênfase nos relatos orais das lideranças locais. Sob influência do conceito de identidade dos sociólogos Stuart Hall (2014) e Kabengele Munanga (2012) e do pedagogo Tomaz Tadeu da Silva (2013), faço uma análise dos componentes constitutivos da identidade quilombola, a partir de um estudo comparativo entre duas comunidades negras rurais na região do Cariri Cearense, Sítio Arruda em Araripe, e Comunidade Carcará em Potengi, que se encontra em processo de titulação. Embora essa temática tenha ganhado visibilidade pelos centros acadêmicos, há poucos estudos historiográficos de viés comparativo.
Abstract: This assignment will go deep in issues little debated in the local historiography, absences attributed to an alleged "invisibility" of the black in Ceará lands. I consider that it is a wrong perspective. The black population needs to be seen in Ceará beyond its status as enslaved. Misunderstanding discourses such as "Ceará land of light", or "In Ceará there are no blacks", contributed to shortcomings in studies of the contributions of black populations in Ceará and, consequently, in the Cariri region. In addition to challenging this regional historiographical production, the study seeks to strengthen the black presence in the region of Cariri Cearense. The assignment is based on Oral History and Comparative History, based on the interpretation of national and local institutional documents, data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE, National Institute Of Agrarian Reform and Agrarian Reform-INCRA, Cariri-GRUNEC Black Valorization Group, Technical Identification and Delimitation Report (RTID), photographic collections, associate's books, educational documents such as LDB, DCN, School Rules, Annual School Work Plan Maria Virgem, with emphasis on the oral reports of local leaders. Under the influence of the identity concept of sociologists Stuart Hall (2014) and Kabengele Munanga (2012) and pedagogue Tomaz Tadeu da Silva (2013), I make an analysis of the constituent components of the quilombola identity, based on a comparative study between two black communities Rural areas in the region of Cariri Cearense, Sítio Arruda in Araripe, and Carcará Community in Potengi, which is in the process of titling. Although this theme has gained visibility through academic centers, there are few historiographical studies of comparative bias.
Palavras-chave: História do Brasil
História dos Quilombos
História do Ceará
Memória
History of Brazil
History of the Quilombos
History of Ceará
Memory
Identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11901
Data do documento: 21-Ago-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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