Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11918
metadata.dc.type: TCC
Title: Atuação acadêmica e profissional das docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis no Brasil
metadata.dc.creator: Silva, Lindomar do Monte da
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Edmery Tavares
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o perfil das docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) do Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram mapeados 28 PPGCC no Brasil, que estão distribuídos da seguinte forma: sete no Nordeste, 13 no Sudeste, sete no Sul e um na região Centro Oeste. Feito esse levantamento inicial, foram identificadas as docentes vinculadas aos PPGCC. Em seguida, por meio da Plataforma Lattes foram coletados dados sobre os seguintes aspectos: perfil acadêmico das docentes; atuação profissional e produção acadêmica. Ao analisar o perfil das docentes dos PPGCCs do Brasil, os dados revelaram que a maioria das docentes realizaram sua graduação em IES Pública e que um pouco mais da metade possui formação em Ciências Contábeis. Apesar das docentes atuarem nos programas de mestrado profissional e nos programas de mestrado e doutorado acadêmico, as profissionais não possuem ao longo da carreira, representação significativa em cargos administrativos gerenciais: Chefia de Departamento e Pró-reitora. Possuindo grande representatividade como coordenadora da graduação, denotando uma atuação voltada para o atendimento aos estudantes. Dessa forma, conclui-se que a interação existente no “habitus” dos PPGCC está moldada em concepções de transcendentes históricos, que sendo universalmente partilhados, impõem a cada docente, o processo de dominação masculina.
Abstract: The objective of this research was to analyze the profile of the teachers of the Postgraduate programs in accounting sciences of Brazil (PPGCC). This is a descriptive survey with a qualitative approach. 28 PPGCC were mapped in Brazil, which are distributed in the following way: Seven in the northeast, 13 in the southeast, seven in the south and one in the midwest. In this initial survey, the teachers linked to the PPGCC were identified. Then, by means of the lattes platform, data on the following aspects were collected: academic profile of teachers; professional performance and academic production. In analyzing the profile of the teachers of the PPGCCs of Brazil, the data revealed that the majority of the teachers held their degree in public IES and that a little more than half have formation in Accounting Sciences. Although teachers are in the academic master's and academic master's programs, the professionals do not have their careers, significant representation in administrative managerial positions: Head of department and pro-rector. Having great representation as a coordinator of the undergraduate, denoting an act focused on the attendance to the students. In this way, it is concluded that the interaction existing in the "habitus" of the PPGCC is shaped in the conceptions of historical transcendents, which being universally shared, impose on each faculty, the process of male domination.
Keywords: Ciências contábeis
Docentes
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Profissional contábil
Estudo de gênero
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11918
Issue Date: 4-Jun-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMS08102018.pdf750,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons