Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11921
Tipo: Tese
Título: Passeios hamletianos com Cortázar e Antonioni: incursões metaficcionais, narrativas à beira da paralisia
Autor(es): Silva, Cícera Antoniele Cajazeiras da
Primeiro Orientador: Azerêdo, Genilda
Resumo: O presente trabalho propõe a análise dos mecanismos de construção do discurso metaficcional no conto Las babas del diablo, de Julio Cortázar, e suas implicações para o processo de adaptação do filme Blow-up, de Michelangelo Antonioni. Com base nas colocações teóricas de Linda Hutcheon, Gustavo Bernardo Krause, Patricia Waugh e Mark Currie é possível perceber que, no conto, a metaficcionalidade se desenvolve de forma explícita, construindo a impressão de que o fluxo narrativo está à beira da paralisia. Considerando que o referido aspecto afeta a narratividade do conto, busca-se verificar, com base nos estudos de Robert Stam sobre a reflexividade no cinema, de que forma o desenvolvimento de um discurso autorreflexivo referente ao código cinematográfico contorna as dificuldades que o obscurecimento da narratividade pode impor ao processo de adaptação. Os estudos teóricos de Seymour Chatman, Linda Hutcheon, Jaques Aumont e Robert Stam servem de suporte à análise das formas pelas quais a linguagem cinematográfica opera no sentido de incorporar a autorreflexividade ao discurso fílmico. Dessa forma, pretende-se salientar a metaficcionalidade do conto cortazariano como aspecto crucial à significação, além de contribuir para os estudos de adaptação fílmica em contexto metaficcional.
Abstract: The present work studies the formal mechanisms and meanings of metafictional discourse in the short story Las babas del Diablo, by Julio Cortázar, and its implications in the adaptation process of Blow-up, a film by Michelangelo Antonioni. Based on theoretical principles on metafiction elaborated by Linda Hutcheon, Gustavo Bernardo, Patricia Waugh and Mark Currie, we perceive that in the short story, metafictionality is explicitly developed, constructing the impression that the narrative flow is on the verge of paralysis. Considering that this aspect affects the story’s narrative, we aim at verifying, based on Robert Stam’s studies on reflexivity in the cinema, in what way the process of adaptation deals with the difficulties imposed by the obliteration of narrativity inherent to the development of a self-reflexive cinematographic code and discourse. The theoretical studies by Seymour Chatman, Linda Hutcheon, Jacques Aumont, and Robert Stam support the analysis of the ways cinematographic language operates to incorporate self-reflexivity into filmic discourse. In this way, we intend to emphasize the metafictionality of Cortazar’s short-story as a crucial aspect to its signification, besides contributing to the studies of film adaptation in a metafictional context.
Palavras-chave: Cortázar
Metaficção
Antonioni
Adaptação fílmica
Cortázar
Metafiction
Antonioni
Film adaptation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11921
Data do documento: 30-Dez-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.