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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação e planejamento financeiro: um estudo com servidores de uma IES pública
metadata.dc.creator: Silva, Jadson Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Ana Karla de Lucena Justino
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar a relevância do gerenciamento dos recursos financeiros pessoais dos docentes e técnicos administrativos lotados no Centro de Ciências Sociais e Aplicados do campus I da Universidade Federal da Paraíba, em relação ao Planejamento e Educação Financeira. Para tanto, este estudo utilizou-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa aliada ao uso de planilhas eletrônicas para tabular os resultados obtidos na presente pesquisa e assim obter uma melhor compreensão acerca do tema com os indivíduos que participaram da amostra. O CCSA campus I é formado por 304 servidores, compondo o universo da pesquisa, que obteve como amostra 79 entrevistados para a análise dos dados pesquisados. De acordo com os resultados alcançados verificou-se que 65% dos respondentes demonstraram conhecer formas de controlar os seus gastos. Pode-se conjecturar, ainda que o fato destes entrevistados possuírem conhecimento sobre finanças justifica-se pelo seu nível de escolaridade, uma vez que, a amostra é formada por indivíduos que possuem desde nível superior incompleto até o Doutorado. Por fim, conclui-se que a educação financeira aliada ao planejamento financeiro torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no controle dos gastos no orçamento familiar.
Abstract: This paper aims to verify the relevance of the management of the personal financial resources of the teachers and administrative technicians at the Center of Social and Applied Sciences of the I campus of the Federal University of Paraíba, in relation to Planning and Financial Education. To do so, this study used a descriptive survey, survey or survey, with a quantitative approach allied to the use of electronic spreadsheets to tabulate the results obtained in the present research and thus obtains a better understanding about the subject with the individuals who participated Sample. The CCSA campus I is formed by 304 servers, composing the research universe, which sampled 79 respondents for the analysis of the data surveyed. According to the results obtained, it was found that 65% of the respondents demonstrated to know ways of controlling their expenses. One can conjecture, although the fact that these interviewees have knowledge about finances is justified by their level of schooling, since the sample is formed by individuals who have incomplete upper level up to the PhD. Finally, it is concluded that financial education combined with financial planning becomes an efficient and effective tool in controlling spending in the family budget.
Keywords: Administração financeira
Finanças pessoais
Educação financeira
Planejamento financeiro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Finanças e Contabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11922
Issue Date: 5-Jun-2018
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