Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12058
Tipo: TCC
Título: Estratégias de alfabetização e letramento para crianças com deficiência intelectual leve nos cadernos do PNAIC
Autor(es): Filgueira, Thuanny Medeiros
Primeiro Orientador: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir estratégias psicopedagógicas para alfabetização e letramento de crianças com DIL à luz dos cadernos do PNAIC. O artigo foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, por meio de artigos de periódicos entre os anos 1999 à 2016, através de portais eletrônicos como Scielo, Pepsic e Redalyc e cadernos que são propostos pelo PNAIC, no site do Ministério da Educação. Os artigos trouxeram informações relevantes para a construção do estudo, no entanto, existe uma grande escassez de pesquisas que abordem o processo de alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual leve como também a abordagem juntamente com os cadernos do PNAIC na atuação psicopedagógica.
Abstract: This work aims to discuss psychopedagogical strategies for literacy and literacy of children with DIL in light of the PNAIC notebooks. The article was developed from bibliographical research, through periodical articles between 1999 and 2016, through electronic portals such as Scielo, Pepsic and Redalyc and notebooks that are proposed by the PNAIC, on the website of the Ministry of Education. The articles have brought important information to the construction of the study, however, there is a great shortage of researches that approach the process of literacy and literacy of children with mild intellectual disability as well as the approach together with the PNAIC notebooks in psychopedagogical activity.
Palavras-chave: Letramento
Deficiência intelectual
Psicopedagogia institucional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12058
Data do documento: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMF17102018.pdf355,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.