Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12079
Tipo: | TCC |
Título: | Estudo correlacional entre o déficit de atenção e rendimento acadêmico |
Autor(es): | Alves, Maria Leticia de Lima |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e |
Resumo: | O presente estudo objetivou analisar a relação entre o comprometimento da atenção e rendimento acadêmico, assim como verificar a presença do déficit de atenção em universitários e correlacioná-la com o rendimento acadêmico. Este se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e caráter transversal. Este teve como amostra constituinte 76 universitários, a maioria sendo do sexo feminino (75%) e apenas 25% do sexo masculino, com idade compreendendo entre 18 e 53 anos (M = 24,32; DP = 8,473), de três cursos da área de Humanas. Foram utilizados os instrumentos Teste de Atenção Concentrada (AC) e Questionário Sóciodemográfico. Diante dos dados coletados, obteve-se os seguintes resultados: o percentual que indicou a atenção dos sujeitos abaixo da média foram Inferior 2,6% e Médio Inferior 11,8%, na média quando comparado com outros de mesma escolaridade, foi de 47,4%, os demais participantes estiveram acima da média; foi possível perceber que 56,6% da população amostral esteve com CRA entre 7 e 8 e 32,9% com o CRA entre 9 e 10; a correlação entre estes resultados não foi significativa, com o índice de significância 0,029, e a relação das variáveis foi negativa -0,218, onde pode-se verificar que há uma relação fraca entre as mesmos. Logo, pode-se compreender o resultado por não haver uma correlação fatorial significativa entre as variáveis, onde grande parte população participante do estudo esteve dentro desta média nos resultados, assim não foram apresentadas relações entre o déficit atenção e o rendimento acadêmico. |
Abstract: | The present study aimed to verify the presence of attention deficit in university students and to correlate it with academic performance. The present study is characterized as a descriptive, quantitative research. The sample consisted of 76 university students, the majority being female (75%) and only 25% male, aged between 18 and 53 years (M = 24.32, SD = 8.473), three Humanities area. The instruments of Attention Concentration (AC) and Socio-demographic Questionnaire were used. Considering the data collected, the following results were obtained: the percentage that indicated the attention of the subjects below the average were Lower 2.6% and Lower Medium 11.8%, in the average when compared with others of the same schooling, was 47 , 4%, the other participants were above average; it was possible to perceive that 56.6% of the sample population had CRA between 7 and 8 and 32.9% with CRA between 9 and 10; the correlation between these results was not significant, with the significance level 0.029, and the relation of the variables was negative -0.218, where it can be verified that there is a weak relation between them. Therefore, one can understand the result because there was no significant factorial correlation between the variables, where a large part of the study population was within this average in the results, so no relationship was found between attention deficit and academic performance. |
Palavras-chave: | Ensino superior Déficit de atenção Rendimento acadêmico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12079 |
Data do documento: | 11-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLLA20062018.pdf | 745,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.