Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1233
Tipo: | TCC |
Título: | A formação do pedagogo: uma análise do currículo do Curso de Pedagogia da UFPB para atuação em espaços não escolares |
Autor(es): | Fausto, Fabíola Kethelly Remígio Santos, Ivaneide Sousa dos Aranha, Renata Cordeiro |
Primeiro Orientador: | Escarião, Glória das Neves Dutra |
Resumo: | O presente estudo tem como interesse, investigar se o curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba prepara o pedagogo para a at uação em espaços não escolares, e spaços esses , que necessitam de intervenções pedagógicas. P ara tal, fez - se imprescindível analisarmos os currículos do Curso de P edagogia da instituição , a fim de identificar se os mesmos vêm acompanhando o alargamento das possíveis áreas de atuação do pedagogo, além d a sala de aula. Este estudo conta ainda com uma pesquisa através de entrevistas semie struturada s aplicadas com graduandos do Curso de P edagogia e com pedagogo s que já atuam em espaços não escolares. Para uma possível relação entre a formaçã o e a atuação do pedagogo. Nos apoiamos nos estudios os e pesquisadores como ARAGÃO (2005), LIBÂNEO ( 2004 ), PIMENTA (1997 ), SAVIANI (200 8 ), entre outros. O s re sultados revelaram que somente a formação inicial que o curso oferece, apesar de essencial, é cons iderada in suficiente, faz - se necessário investir na formação continuada, a fim de que se possa acompanhar as transformações na área educacional. |
Abstract: | This study is interest, investigates whether the Faculty of Education of the Federal University of Paraíba prepares the teacher for not acting in school spaces, spaces those who need educational interventions. To this end, it became vital to analyze the curriculum of the institution Education Course in order to identify whether they have been following the enlargement of the possible areas of teacher's performance, in addition to the classroom. This study also has a search through semi-structured interviews with graduates of applied Education Course and teachers already working in non-school spaces. For a possible relationship between training and the performance of the teacher. We support the scholars and researchers as Aragão (2005), Libâneo (2004), Pepper (1997), Saviani (2008), among others. The result revealed that only the initial training course offers, though essential, is insufficient, it is necessary to invest in continuing education, so that we can monitor the changes in education. |
Palavras-chave: | Espaços escolares Formação do pedagogo Currículo |
Departamento: | Educação |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1233 |
Data do documento: | 21-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FKRF21092016.pdf | 659,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.