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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Leda Mikaelle Eneas-
dc.creatorFarias, Roniely Ana de Melo Alves-
dc.creatorLima, Sthefany Hiris Santos-
dc.date.accessioned2016-09-21T12:32:42Z-
dc.date.available2016-09-21T12:32:42Z-
dc.date.issued2016-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1236-
dc.descriptionO ensino de ciências é uma disciplina tão importante quanto às outras ministradas em sala de aula, pois colabora para que os alunos compreendam o mundo, de forma que, atribuam os aspectos trabalhados com o cotidiano, de modo que irá permitir que o sujeito se reconheça como parte do universo, que cria, investiga, transforma. Dessa maneira, é relevante despertar nos alunos a vontade em aprender Ciências. Assim, o professor tem o papel fundamental em despertar nos alunos essa vontade, de forma que os envolvam ativamente no processo de ensino-aprendizagem, respeitando os conhecimentos prévios trazidos por eles, para que atribuam significados ao que está sendo exposto pelo professor em sala de aula. A experimentação é de grande valia neste processo, pois o fato de poder ver, manipular, observar, fazer na prática vai instigar nas crianças o interesse pela disciplina de ciências. Desse modo, conhecer e trabalhar com a modalidade didática experimentação em anos iniciais do ensino fundamental é de grande importância, pois pode ampliar a percepção do mundo, tornando-os cidadãos mais críticos. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Ciências dos anos iniciais com relação ao uso de atividades experimentais em quatro escolas públicas no município de João Pessoa – PB. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, utiliza a pesquisa a partir da observação simples e técnicas como coleta e análise de dados, sendo de caráter exploratório. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 e envolveu 19 professores dos anos inicias do ensino fundamental. Os resultados deste trabalho indicam que os professores, no geral, compreendem o uso de atividades experimentais como um instrumento que permitem a criação, desenvolvimento de várias habilidades como: levantamento de hipóteses, criticidade, clareza nos conteúdos, observação e interação entre outros, mas que, infelizmente não estão tão presentes nas práticas pedagógicas devido às dificuldades enfrentadas pelos docentes, bem como não ter o domínio do assunto, falta de recursos, sala de laboratório, apoio da escola, tempo, interesse dos alunos e outros.pt_BR
dc.description.abstractNo abstract-
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-21T12:32:42Z No. of bitstreams: 1 LMEC21092016.pdf: 1529500 bytes, checksum: 7e9ec90e4393ec80d0ae406ef4a45e68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-21T12:32:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LMEC21092016.pdf: 1529500 bytes, checksum: 7e9ec90e4393ec80d0ae406ef4a45e68 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.titleCiências nos anos iniciais do ensino fundamental: a experimentação como instrumento da prática pedagógica e sua realidade em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Aparecida de Lourdes Paes-
dc.description.resumoO ensino de ciências é uma disciplina tão importante quanto às outras ministradas em sala de aula, pois colabora para que os alunos compreendam o mundo, de forma que, atribuam os aspectos trabalhados com o cotidiano, de modo que irá permitir que o sujeito se reconheça como parte do universo, que cria, investiga, transforma. Dessa maneira, é relevante despertar nos alunos a vontade em aprender Ciências. Assim, o professor tem o papel fundamental em despertar nos alunos essa vontade, de forma que os envolvam ativamente no processo de ensino - aprendizagem, respeitando os conhecimentos prévios trazidos por eles, para que atribuam significados ao que está sendo exposto pelo professor em sala de aula. A experimentação é de grande valia neste processo, pois o fato de poder ver, manipular, observar, fazer na prática vai instigar nas crianças o interesse pela disciplina de ciências . Desse modo, conhecer e trabalhar com a modalidade didática experimentação em anos iniciais do ensi no fundamental é de grande importância, pois pode ampliar a percepção do mundo, tornando - os cidadãos mais cr íticos. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Ciências dos anos iniciais com relação ao uso de atividades experimentais em quatro escola s públicas no município de João Pessoa – PB. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, utiliza a pesquisa a partir da observação simples e técnicas como coleta e análise de dados, sendo de caráter exploratório. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 e envolveu 19 professores dos anos inicias do ensino fundamental. Os resultados deste trabalho indicam que os professores, no geral, compreendem o uso de atividades experimentais como um instrumento que permitem a criação, desenvolvimento de várias habilidades como: levantamento de hipóteses, criticidade, clareza nos conteúdos, observação e interação entre outros, mas que, infelizmente não estão tão presentes nas práticas pedagógicas devido às dificuldades enfrentadas pelos docentes, bem como não ter o domínio do assunto, falta de recursos, sala de laboratório, apoio da escola, tempo, interesse dos alunos e outros.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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