Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1236
Tipo: TCC
Título: Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: a experimentação como instrumento da prática pedagógica e sua realidade em sala de aula
Autor(es): Costa, Leda Mikaelle Eneas
Farias, Roniely Ana de Melo Alves
Lima, Sthefany Hiris Santos
Primeiro Orientador: Barreto, Aparecida de Lourdes Paes
Resumo: O ensino de ciências é uma disciplina tão importante quanto às outras ministradas em sala de aula, pois colabora para que os alunos compreendam o mundo, de forma que, atribuam os aspectos trabalhados com o cotidiano, de modo que irá permitir que o sujeito se reconheça como parte do universo, que cria, investiga, transforma. Dessa maneira, é relevante despertar nos alunos a vontade em aprender Ciências. Assim, o professor tem o papel fundamental em despertar nos alunos essa vontade, de forma que os envolvam ativamente no processo de ensino - aprendizagem, respeitando os conhecimentos prévios trazidos por eles, para que atribuam significados ao que está sendo exposto pelo professor em sala de aula. A experimentação é de grande valia neste processo, pois o fato de poder ver, manipular, observar, fazer na prática vai instigar nas crianças o interesse pela disciplina de ciências . Desse modo, conhecer e trabalhar com a modalidade didática experimentação em anos iniciais do ensi no fundamental é de grande importância, pois pode ampliar a percepção do mundo, tornando - os cidadãos mais cr íticos. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Ciências dos anos iniciais com relação ao uso de atividades experimentais em quatro escola s públicas no município de João Pessoa – PB. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, utiliza a pesquisa a partir da observação simples e técnicas como coleta e análise de dados, sendo de caráter exploratório. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 e envolveu 19 professores dos anos inicias do ensino fundamental. Os resultados deste trabalho indicam que os professores, no geral, compreendem o uso de atividades experimentais como um instrumento que permitem a criação, desenvolvimento de várias habilidades como: levantamento de hipóteses, criticidade, clareza nos conteúdos, observação e interação entre outros, mas que, infelizmente não estão tão presentes nas práticas pedagógicas devido às dificuldades enfrentadas pelos docentes, bem como não ter o domínio do assunto, falta de recursos, sala de laboratório, apoio da escola, tempo, interesse dos alunos e outros.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ensino fundamental
Atividades experimentais
Departamento: Educação
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1236
Data do documento: 21-Set-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMEC21092016.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.