Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1236| Tipo: | TCC |
| Título: | Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: a experimentação como instrumento da prática pedagógica e sua realidade em sala de aula |
| Autor(es): | Costa, Leda Mikaelle Eneas Farias, Roniely Ana de Melo Alves Lima, Sthefany Hiris Santos |
| Primeiro Orientador: | Barreto, Aparecida de Lourdes Paes |
| Resumo: | O ensino de ciências é uma disciplina tão importante quanto às outras ministradas em sala de aula, pois colabora para que os alunos compreendam o mundo, de forma que, atribuam os aspectos trabalhados com o cotidiano, de modo que irá permitir que o sujeito se reconheça como parte do universo, que cria, investiga, transforma. Dessa maneira, é relevante despertar nos alunos a vontade em aprender Ciências. Assim, o professor tem o papel fundamental em despertar nos alunos essa vontade, de forma que os envolvam ativamente no processo de ensino - aprendizagem, respeitando os conhecimentos prévios trazidos por eles, para que atribuam significados ao que está sendo exposto pelo professor em sala de aula. A experimentação é de grande valia neste processo, pois o fato de poder ver, manipular, observar, fazer na prática vai instigar nas crianças o interesse pela disciplina de ciências . Desse modo, conhecer e trabalhar com a modalidade didática experimentação em anos iniciais do ensi no fundamental é de grande importância, pois pode ampliar a percepção do mundo, tornando - os cidadãos mais cr íticos. A presente pesquisa tem por objetivo conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Ciências dos anos iniciais com relação ao uso de atividades experimentais em quatro escola s públicas no município de João Pessoa – PB. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, utiliza a pesquisa a partir da observação simples e técnicas como coleta e análise de dados, sendo de caráter exploratório. O trabalho foi desenvolvido no ano de 2014 e envolveu 19 professores dos anos inicias do ensino fundamental. Os resultados deste trabalho indicam que os professores, no geral, compreendem o uso de atividades experimentais como um instrumento que permitem a criação, desenvolvimento de várias habilidades como: levantamento de hipóteses, criticidade, clareza nos conteúdos, observação e interação entre outros, mas que, infelizmente não estão tão presentes nas práticas pedagógicas devido às dificuldades enfrentadas pelos docentes, bem como não ter o domínio do assunto, falta de recursos, sala de laboratório, apoio da escola, tempo, interesse dos alunos e outros. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino de ciências Ensino fundamental Atividades experimentais |
| Departamento: | Educação |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1236 |
| Data do documento: | 21-Set-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LMEC21092016.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
