Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12439
metadata.dc.type: TCC
Title: Deixe seu like ao internetês nas aulas de Língua inglesa: uma proposta para o ensino médio.
metadata.dc.creator: Nery, Rayanne Galdino
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Barbara Cabral
metadata.dc.description.resumo: Hoje a Internet não está só presente na vida das pessoas, como também influencia até mesmo a fala delas. Os próprios usuários brasileiros chamam esse fenômeno de internetês, que são palavras surgidas nas redes sociais que acabam se tornando parte da língua no Brasil. Esse trabalho se concentrou no internetês influenciado pela língua inglesa, os anglicismos e neologismos virtuais, para desenvolver uma proposta que extraia os benefícios desse fenômeno. Em vista disso, o presente trabalho se baseou nas pesquisas de Perin (2002) e Cândido de Lima (2011) sobre os problemas do ensino de língua inglesa (LI) nas escolas públicas, na tentativa de contribuir para a melhoria desse ensino. Esse trabalho, então, propõe-se a sugerir uma Sequência Didática (SD), de acordo com o conceito de Dolz & Schneuwly (2004), que traz grandes razões para gerar boas expectativas em sua prática. A partir disso, foi considerada a proposta dos documentos oficiais (PCN, 2000; OCN, 2006) para o ensino médio (EM) brasileiro, em função de criar uma proposta que dialogasse com a bagagem cultural e social trazida pelo aluno à sala de aula. Na construção dessa SD, também foi apropriado explorar o que Marcuschi (2008) diz sobre os novos gêneros textuais, ou digitais, e o que diz Lemke (2000) sobre a importância do professor e o aluno saberem o papel dos multiletramentos. Como a proposta se direciona ajudar os jovens brasileiros a conhecerem melhor o gênero textual digital post, incluir o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como motivação na SD foi de suma importância, por seguir o que é posto por Tamar (2016), Guedes (2014) e Mishra e Koehler (2006). Além disso, foi pensando na influência da Internet em influenciar pensamentos, comportamentos e a língua, ao estudar as pesquisas de Wu e Wang (2011), que foi possível elaborar uma proposta acerca dos anglicismos e neologismos provindos da Internet, muitas vezes criados e compartilhados pelos próprios adolescentes. Portanto, essa SD busca aproveitar do internetês da juventude para beneficiar eles mesmos, de forma educacional e significativa.
Abstract: Today the Internet is not only present in people's lives, but it also influences even their talk. The Brazilian users call this Internet phenomenon of internetês, which are words that appear in social networks that become part of the Brazilian language. This work focused on the English-influenced internetês, these are anglicisms and neologisms, to develop a proposal that extracts the benefits of this phenomenon. In view of this, the present work was based on the research of Perin (2002) and Cândido de Lima (2011) on the problems of English language teaching (EL) in public schools, in an attempt to contribute to the improvement of this teaching. This work then proposes to suggest a Didactic Sequence (DS), according to the concept of Dolz & Schneuwly (2004), which brings great reasons to generate good expectations for its practice. From this, the proposal of the official documents (PCN, 2000; OCN, 2006) for the Brazilian high school was considered, in order to create a proposal that would be dialogued with the cultural and social baggage brought by the student to the classroom. In the construction of this DS, it was also appropriate to study what Marcuschi (2008) says about the new textual or digital genres, and what Lemke (2000) says about the importance of the teacher and the student to know the role of multiliteracies. As the proposal aims to help young Brazilians better understand the post textual digital genre, including the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as motivation in SD, was of paramount importance, following what Tamar (2016), Guedes (2014) and Mishra and Koehler (2006). In addition, it was thinking about the influence of the Internet in shaping thoughts, behaviors, and language, when studying the researches of Wu and Wang (2011), that it was possible to elaborate a proposal about the anglicisms and neologisms coming from the Internet, often created and shared by the adolescents themselves. Therefore, this SD seeks to take advantage of youth internetês to benefit themselves, in an educational and meaningful way.
Keywords: internetês
Internet
TICs
gêneros digitais
ensino médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12439
Issue Date: 1-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RGN01112018.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.