Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12469| Tipo: | TCC |
| Título: | A avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a prática avaliativa dos docentes. |
| Autor(es): | Morais, Ângela Meyre Diniz de |
| Primeiro Orientador: | Ramos, Isolda Ayres Viana |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso com o título de “Avaliação da Aprendizagem: um estudo sobre a prática avaliativa” teve como objetivo compreender o processo de avaliação no contexto educacional a partir da prática avaliativa de professores. As concepções de avaliação na educação foram subsidiadas pelos trabalhos do teóricos Luckesi (1996), Libâneo (1994), Hoffmann ( ) e Zabala (1998) entre outros, adentrando nos fundamentos legais e metodológicos para subsidiar não só o corpo do trabalho, mas para analisar o aspecto prático do fazer cotidiano dos professores. A pesquisa procurou esclarecer o processo avaliativos na prática docente. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado a pesquisa de campo em uma escola da capital. A referida pesquisa ocorreu na Escola estadual de Ensino Fundamental II e Médio Professor Olívio Pinto, em João Pessoa, na Paraíba. Participaram como sujeitos da pesquisa professores, os quais responderam um questionário que foi utilizado para coletar os dados. Os resultados desta análise indicaram que os professores avaliam seus alunos de forma diversificada e que se utilizam geralmente de instrumentos avaliativos, especificamente, classificatório. |
| Abstract: | This Course Conclusion Paper titled "Learning Assessment: a study on evaluative practice" aimed at understanding the evaluation process in the educational context based on the evaluative practice of teachers. The conceptions of evaluation in education were subsidized by the works of the theoreticians Luckesi (1996), Libâneo (1994), Hoffmann () and Zabala (1998) among others, entering into legal and methodological foundations to subsidize not only the body of work, to analyze the practical aspects of teachers' everyday work. The research sought to clarify the evaluation process in the teaching practice. For the development of the work was used the field research in a school in the capital. This research was carried out at the Escola Estadual de Ensino Fundamental II and Médio Professor Olívio Pinto, in João Pessoa, Paraíba. Participants were teachers, who answered a questionnaire that was used to collect the data. The results of this analysis indicated that teachers evaluate their students in a diversified way and that they are generally used of evaluation instruments, specifically, classificatory. |
| Palavras-chave: | Avaliação docente aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12469 |
| Data do documento: | 24-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMDM24102018.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
