Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1278
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na pré-escola: aprendizagem através do brincar
metadata.dc.creator: Anjos, Daiane Lisboa dos
Silva, Roseane Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem com o lúdico na pré - escola. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesqu isa bibliográfica, para aprofundamento dos estudos sobre a Educação Infantil e a prática pedagógica lúdica. Apresentamos um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e a realidade da Educação Infantil no Campo e também s obre a importância do lúdico pa ra a apr endizagem da criança. A metodologia usada foi a qualitativa, onde foi feita uma pesquisa de campo com observações em duas salas de aula da pré - escola (I, II) e também foram aplicados questionários com duas professoras e a gestora da creche escol a p ara coletar os dados da pesquisa. De acordo com a análise dos dados obtidos, constatamos que as professoras e gestora têm conhecimento da importância do lúdico , tanto para a aprendizagem , como para o desenvolvimento das crianças. Foi possível, também, perc eber através dos questionários e de nossas observações , que o lúdico e stá presente nas atividades da C reche - E scola.
Abstract: This study aimed to analyze the learning process with the playful preschool. For this, first, a literature search was performed to deepen the studies on early childhood education and the playful teaching practice. We present a brief history of early childhood education in Brazil and the reality of early childhood education in the field and also about the importance of playfulness to the child's learning. The methodology was qualitative, which carried out a survey of field observations in two preschool classrooms (I, II) and have also applied questionnaires with two teachers and the management of the nursery school to collect the survey data . According to the data analysis, we found that the teachers and management are aware of the importance of the play, both for learning and for the development of children. It was also possible to see through the questionnaires and our observations, the playfulness is present in the nursery school activities.
Keywords: Educação infantil
Ensino - aprendizagem
Lúdico
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1278
Issue Date: 26-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DLA26092016.pdf729,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.