Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13002| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Gênero na escola: significados e práticas que realizam o tema como política de educação na rede pública de ensino |
| Autor(es): | Lucena, Rafaela Prima de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da |
| Resumo: | O presente estudo é de caráter descritivo, analítico, quantitativo, qualitativo e metodológico que objetiva investigar os limites/possibilidades da abordagem de Gênero, no que se refere à violência contra a mulher ser realizada nas práticas pedagógicas da Escola como política de educação. O percurso metodológico foi organizado nas seguintes etapas: estudo descritivo qualitativo que produziu o material empírico por meio de oficinas de reflexão e de entrevistas orientadas por roteiro de entrevista semiestruturada; a análise do material empírico desenvolvida pela Técnica de Análise Crítica do Discurso que permitiu identificar as contradições das práticas dos profissionais da educação e resultou na produção da categoria empírica Gênero na escola, uma práxis ainda em construção. Já o estudo descritivo metodológico consistiu na elaboração de um instrumento (teste), que foi produzido com base no referencial teórico, na construção de um Mapa Conceitual (MC) e na análise da categoria empírica. Tal teste é constituído por 15 perguntas (itens), cada uma contendo três alternativas para a resposta. Após o desenvolvimento do instrumento, ocorreu a validação de conteúdo com a participação de quatro especialistas, que analisaram e avaliaram o teste atribuindo grau de importância a cada pergunta e adequação das respostas de acordo com o item. Posteriormente, foi realizada a apresentação da escala com os índices avaliativos e as categorias de classificação que, no futuro, poderão ser aplicados com os profissionais da educação e resultar na mudança da práxis. Para avaliar a fidedignidade do teste elaborado, foi calculado o Alpha de Cronbach, que variou entre 0,830 e 0,885, revelando, assim, que a escala possui potencialidades de orientar uma tomada de decisão. |
| Abstract: | The present piece of research is of descriptive, analytical, quantitative, qualitative and methodological character. It aims to investigate the limits / possibilities of the Gender approach in relation to the fact that the violence against women is carried out in the pedagogical practices of the school as education policy. The methodological course was organized according to the following stages: a qualitative descriptive study, which produced the empirical material by means of reflection workshops and interviews guided by a semistructured interview script; the analysis of the empirical material developed by the Critical Discourse Analysis Technique, which identified the contradictions of the education professionals practices and resulted in the production of the empirical category Gender in the school, a praxis still under construction. The descriptive methodological study consisted of the elaboration of an instrument (test), based on the theoretical reference, the construction of a Concept Map (CM) and the analysis of the empirical category. This test consists of 15 questions (items), each containing three alternatives for the answer. After the development of the instrument, the content validation took place with the participation of four specialists, who analyzed and evaluated the test assigning degree of importance to each question and adequacy of the answers according to the item. Subsequently, the scale was presented with the evaluation indices and the classification categories that, in the future, may be applied with the education professionals and result in praxis change. In order to evaluate the reliability of the test, Cronbach´s Alpha was calculated, which varied between 0.830 and 0.885, thus, revealing that the scale has the potential to guide decision-making. |
| Palavras-chave: | Violência contra a mulher Identidade de gênero Educação Psicometria Violence against women Gender identity Education Psychometrics |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas e da Saúde |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13002 |
| Data do documento: | 8-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arquivototal.pdf | Arquivo total | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
