Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13117
Tipo: Dissertação
Título: Para além dos Marcos regulatórios: a assistência estudantil no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, mares nunca antes navegados
Autor(es): Campos, Clériston Cavalcanti
Primeiro Orientador: Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar as ações de assistência estudantil no âmbito do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no tocante à evasão escolar de seus discentes. O trabalho, ao investigar as demandas dos estudantes do ensino médio profissionalizante presencial com relação às ações assistenciais institucionais, descreve as perspectivas dos gestores e dos próprios alunos sobre a importância da efetivação e da consolidação de um programa interno de assistência estudantil, tendo como referência conceitual o horizonte de direitos que o PNAES assegura ao ensino superior. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, contudo são utilizados subsídios quantitativos. A pesquisa é tipificada como de tipo exploratória e documental, com a utilização do estudo de caso, pois se trata da realidade de uma instituição singular. A coleta de dados se dá por meio de entrevista semiestruturada com os gestores do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros e de questionário para os alunos sondados, sendo estes atendidos nas ações de assistência estudantil, além do fato de serem matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio presencial. Relacionando as bases teóricas e históricas do tema com as respostas dos gestores, obtidas em entrevistas semiestruturadas, e dos alunos, obtidas por meio da aplicação de questionários, além dos documentos coletados, foram elaborados quadros e correlações interpretativas acerca dos dados colhidos. Quanto às ações de assistência estudantil, efetivadas no CAVN, pode-se dizer que elas estão relacionadas ao enfrentamento à evasão escolar dos discentes, culminando em um bojo de serviços de assistência estudantil, embora ainda insuficientes para a resolução do problema em tela.
Abstract: This research aims at analyzing student assistance actions within the Vidal de Negreiros Agricultural College (CAVN), that makes part of The Human, Social and Agrarian Sciences Center (CCHSA) of the Federal University of Paraíba (UFPB), regarding the school evasion of its students. This work, while investigating the demands of these high school students (set on classroom technical education), describes the perspectives of the school directors and those of the students themselves on the effectiveness and consolidation of an internal program for student assistance, having as conceptual reference the horizon of rights that the PNAES grants to higher education. This research is primarily based on qualitative premises, but it also uses of quantitative subsidies, typified as exploratory and documentary, with the use of the case study, since it deals with the reality of a singular institution. The data were collected with the help of a semi-structured interview with the school directors of Vidal de Negreiros Agricultural College, and a questionnaire applied for students attending the student assistance actions, enrolled in technical courses integrated to High School. Relating the school directors? answers as well as those of the students', to the semi-structured interviews, by means of the application of questionnaires, together with the collected documents, tables and interpretative correlations about the collected data were elaborated. As for the student assistance actions carried out in CAVN, it may be said that they cope with students? evasion, throughout a bundle of student assistance services, although not enough yet to solve the evasion problem then presented.
Palavras-chave: Assistência estudantil
Evasão escolar
Ensino médio
Colégio Agrícola Vidal de Negreiros
Student assistance
School evasion
High school
Vidal de Negreiros College
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13117
Data do documento: 18-Jun-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons