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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Angélica Maria Aguiar da-
dc.date.accessioned2019-01-29T11:37:49Z-
dc.date.available2018-10-30-
dc.date.available2019-01-29T11:37:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13118-
dc.description.abstractThe study "Inclusion Education: Reality and Challenges in the Daily Life of Autistic Children" aims to understand the educational educational inclusion of children with Autism Spectrum Disorders (ASD) has been a challenge to all involved in the educational process. The education professionals who are present on the school floor need to understand the potentialities and limitations of autistic children in order to include in their pedagogical plans ludic activities that include inclusion that promote advances in their schooling. The main objective of the study was to deepen the theoretical concepts and to study the Brazilian legislation that deals with inclusion education focusing on autism. In this way, we historicize the creation of inclusive education policy in Brazil and discuss the role of the medicator in the process of learning autistic people. The methodology used was exploratory research, of the qualitative type as to the objectives of the study. For this we rely on official documents of Brazilian legislation at the national and local level, in articles, books and annals of academic events on the subject matter. The results presented were that although Brazil already has a specific legislation on the subject and MEC has already defined pedagogical guidelines for special education is still insufficient for the school floor. We conclude that lesgilation and guidelines in the MEC are still far from being materialized in the qualified care of the school units for autistic children, due to the lack of systematic preparation of the professionals of basic education to perform the care of children, adolescents, young and adults autistic, because its implantation has occurred in a timid way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-01-29T11:37:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMAS30102018.pdf: 1657677 bytes, checksum: d6fc85f7e01b440e27cb15939bedac65 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: realidade e desafios no cotidiano de crianças autistaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoO estudo “Educação Inclusiva: realidade e desafios no cotidiano de crianças autistas” propôs a compreender a inclusão educacional escolar de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), que vem se mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo. Deste modo, os profissionais da educação que estão presentes na escola necessitam compreender as potencialidades e limitações das crianças autistas, com o objetivo de incluir em seus planejamentos pedagógicos atividades ludicas inclusivas que promovem avanços em sua escolarização. O objetivo geral deste estudo foi aprofundar nos conceitos teóricos sobre o tema e ampliar os conhecimentos sobre a legislação brasileira que trata da educação de inclusão focando no autismo. Ademas, historicizamos a criação da política de educação inclusiva no Brasil e discutimos o papel do mediador no processo de aprendizagem de pessoas autistas. A metodologia de estudo foi uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativa. Para isso nos baseamos em documentos oficiais da legislação brasileira no âmbito nacional e local, em artigos, livros e anais de eventos acadêmicos sobre a temática abordada. Por fim, os resultados obtidos com a pesquisa apontam que apesar de o Brasil já possuir uma legislação específica sobre temática e o Ministério da Educação já ter definido diretrizes pedagógicas para educação especial, ainda é insuficiente para o chão da escola. Portanto, concluímos que a lesgilação e diretrizes no Ministério da Educação, ainda estão longe de serem materializalizadas no atendimento qualificado das unidades escolares para as crianças autistas. Devido a ausência formação específica dos profissionais da educação básica para realizar o atendimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos autistas, pois sua implentação tem ocorrido de forma tímida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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