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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13118
Tipo: TCC
Título: Educação inclusiva: realidade e desafios no cotidiano de crianças autistas
Autor(es): Silva, Angélica Maria Aguiar da
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas de
Resumo: O estudo “Educação Inclusiva: realidade e desafios no cotidiano de crianças autistas” propôs a compreender a inclusão educacional escolar de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA), que vem se mostrando um desafio a todos os envolvidos no processo educativo. Deste modo, os profissionais da educação que estão presentes na escola necessitam compreender as potencialidades e limitações das crianças autistas, com o objetivo de incluir em seus planejamentos pedagógicos atividades ludicas inclusivas que promovem avanços em sua escolarização. O objetivo geral deste estudo foi aprofundar nos conceitos teóricos sobre o tema e ampliar os conhecimentos sobre a legislação brasileira que trata da educação de inclusão focando no autismo. Ademas, historicizamos a criação da política de educação inclusiva no Brasil e discutimos o papel do mediador no processo de aprendizagem de pessoas autistas. A metodologia de estudo foi uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativa. Para isso nos baseamos em documentos oficiais da legislação brasileira no âmbito nacional e local, em artigos, livros e anais de eventos acadêmicos sobre a temática abordada. Por fim, os resultados obtidos com a pesquisa apontam que apesar de o Brasil já possuir uma legislação específica sobre temática e o Ministério da Educação já ter definido diretrizes pedagógicas para educação especial, ainda é insuficiente para o chão da escola. Portanto, concluímos que a lesgilação e diretrizes no Ministério da Educação, ainda estão longe de serem materializalizadas no atendimento qualificado das unidades escolares para as crianças autistas. Devido a ausência formação específica dos profissionais da educação básica para realizar o atendimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos autistas, pois sua implentação tem ocorrido de forma tímida.
Abstract: The study "Inclusion Education: Reality and Challenges in the Daily Life of Autistic Children" aims to understand the educational educational inclusion of children with Autism Spectrum Disorders (ASD) has been a challenge to all involved in the educational process. The education professionals who are present on the school floor need to understand the potentialities and limitations of autistic children in order to include in their pedagogical plans ludic activities that include inclusion that promote advances in their schooling. The main objective of the study was to deepen the theoretical concepts and to study the Brazilian legislation that deals with inclusion education focusing on autism. In this way, we historicize the creation of inclusive education policy in Brazil and discuss the role of the medicator in the process of learning autistic people. The methodology used was exploratory research, of the qualitative type as to the objectives of the study. For this we rely on official documents of Brazilian legislation at the national and local level, in articles, books and annals of academic events on the subject matter. The results presented were that although Brazil already has a specific legislation on the subject and MEC has already defined pedagogical guidelines for special education is still insufficient for the school floor. We conclude that lesgilation and guidelines in the MEC are still far from being materialized in the qualified care of the school units for autistic children, due to the lack of systematic preparation of the professionals of basic education to perform the care of children, adolescents, young and adults autistic, because its implantation has occurred in a timid way.
Palavras-chave: Autismo
Escolarização
Educação inclusiva
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13118
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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