Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13141
Tipo: | TCC |
Título: | Formação continuada: análise do projeto “étnico racial saberes e fazeres afro-brasileira e indígena na sala de aula” na Escola Quilombola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado |
Autor(es): | Araujo, Edinaldo Teixeira de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo geral analisar o Curso de Formação Continuada de “Formação Continuada: Étnico Racial Saberes e Fazeres Afro-Brasileira e Indígena na Sala de Aula” vivenciado na Escola Antônia do S. Machado, localizada no bairro de Paratibe. E como os objetivos específicos: Identificar os conteúdos ministrados no Curso de formação continuada; Descrever a dinâmica de apresentação dos conteúdos e analisar se esses conteúdos dialogam com a Lei 10.639/03. A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico, documental e de campo. Para tanto, utilizamos a aplicação de questionário como sendo o instrumento de coleta de dados com três docentes da Escola Campo. Além disso, realizamos uma análise descritiva dos dados. Os resultados apontaram que o Curso de Formação Continuada possibilitou uma mudança substancial na prática docente, por está em consonância com as Diretrizes Curriculares e ministrado em parceria com docentes qualificados e segmentos do Movimento Social Negro. |
Abstract: | The present study had as general objective to analyze the Continued Formation Course of "Continuing Education: Ethnic Racial Know-How and Afro-Brazilian and Indigenous in the Classroom" lived in the Escola Antônia do S. Machado, located in the neighborhood of Paratibe. And how the specific objectives: Identify the contents taught in the Continuing Training Course; Describe the dynamics of presentation of contents and analyze if these contents dialog with Law 10.639 / 03. The methodology of the research was qualitative, of the bibliographic, documentary and field type. To do so, we used the questionnaire application as the data collection instrument with three teachers from the Campo School. In addition, we performed a descriptive analysis of the data. The results indicated that the Continuing Education Course made possible a substantial change in teaching practice, in line with the Curriculum Guidelines and delivered in partnership with qualified teachers and segments of the Black Social Movement. |
Palavras-chave: | Educação do campo Educação quilombola Formação continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13141 |
Data do documento: | 5-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ETA10112018.pdf | 796,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons