Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13185
metadata.dc.type: TCC
Title: Autismo e educação na literatura científica
metadata.dc.creator: Ramalho, Luciana Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatiana Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho verifica o atual cenário do autismo no campo acadêmico e da literatura científica na educação, embora o autismo tenha recebido destaque na literatura científica; atualmente ainda tem uma enorme busca por identificar e desvendar os mistérios envolvidos entorno deste complexo tema. Este estudo analisa o que há de disponível nas produções acadêmicas sobre autismo, e quais discussões tem se desenhado nos programas de pós graduação no período dos últimos cinco anos. E o que tem de novo em torno do tema autismo e educação. O objetivo deste estudo foi identificar no site da BDTD através da pesquisa de dados, buscando pela palavra chave autismo nos títulos das dissertações em que maior e menor período tem se levantado discussões sobre o autismo e educação. Como o profissional da educação tem contribuído no campo acadêmico e educacional para o desenvolvimento do autista no ambiente escolar, dentro dos últimos cincos anos qual foi o ano que se concentrou o maior número de estudos sobre autismo na esfera acadêmica e educacional e quantidade de publicações com o tema autismo entre 2013 a 2017. De modo mais específico, procura reunir respostas na literatura científica e no universo acadêmico para suprir a necessidade de informações para o profissional da educação realizar atividades direcionada com o portador do transtorno do espectro autista TEA. E quais contribuições esses estudos trouxeram apartir desse eixo temático. Como esses estudos direcionou a problemática de como atuar em sala de aula com esses alunos autistas. Para aqueles que atuam na formação e educação dos portadores do espectro autista, exemplificar como orientar as atividades nesse processo de ensino/aprendizagem e citar proposta de trabalho multidisciplinar, adota-se o entendimento de uma compreensão de alfabetização à luz de Paulo Freire aliada à adaptações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos.
Abstract: This work verify the current scenario of autism in the academic field and the scientific literature in education, although autism has received prominence in the scientific literature; currently still has a huge quest to identify and unravel the mysteries involved surrounding this complex theme. This study examines what is available in academic productions about autism, and what discussions have been designed in graduate programs over the last five years. And what's new around the theme autism and education. The purpose of this study was to identify on the BDTD website through data search, searching for the key word autism in the titles of dissertations in which major and minor period has been raised discussions on autism and education. As the educational professional has contributed in the academic and educational field to the development of the autistic in the school environment, within the last five years it has been the year that has concentrated the largest number of studies on autism in the academic and educational sphere and quantity of publications with the theme autism between 2013 to 2017. More specifically, it seeks to gather answers in the scientific literature and in the academic universe to supply the information needs for the professional of the education to carry out activities directed to the person with the disorder of the autistic spectrum TEA. And what contributions these studies have brought from this thematic axis. How these studies addressed the problem of how to act in the classroom with these autistic students. For those who work in the training and education of autistic spectrum carriers, exemplifying how to guide the activities in this teaching / learning process and to cite a proposal of multidisciplinary work, the understanding of an understanding of literacy is adopted in the light of Paulo Freire allied to the adaptations necessary to achieve the intended objectives.
Keywords: Autismo
Educação especial
Inclusão da pessoa com deficiência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13185
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAR08112018.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons