Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13188
metadata.dc.type: TCC
Title: A prática da leitura como ferramenta pedagógica nos 2o anos do ensino fundamental I
metadata.dc.creator: Franco, Maria Veronica Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: A escola tem a finalidade de preparar a criança para a vida, ensinando-a e trazendo múltiplas possibilidades de aquisição de conhecimentos no processo de educativo. A leitura promove benefícios que aprimora habilidades, ajuda na comunicação pessoal, intelectual da criança, permitindo a inclusão social e exercício da cidadania plena. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a contribuição da leitura e a importância no seu cotidiano. Considerando o hábito de ler como um fundamento no aprendizado escolar, busca-se também identificar as possibilidades de implementação da leitura no cotidiano escolar. A metodologia buscou o embasamento teórico através de diversos textos disponibilizados em livros, artigos e trabalhos acadêmicos. Além disso, foram aplicados questionários com intuito de verificar como a leitura pode facilitar a compressão do aluno. Como resultado constatamos que a leitura tem sido desenvolvida nas diversas disciplinas que compõem o currículo escolar. Percebemos ainda que, os professores valorizam a prática da leitura em sala de aula e reconhecem a necessidade do seu aperfeiçoamento diário.
Abstract: The school has the purpose of preparing the child for life, teaching it and bringing multiple possibilities for acquiring knowledge in the educational process. Reading promotes benefits that improves skills, helps in the personal communication, intellectual of the child, allowing the social inclusion and exercise of full citizenship. The present work aims to reflect on the contribution of reading and the importance in its daily life. Considering the habit of reading as a foundation in school learning, it is also sought to identify the possibilities of reading implementation in school everyday. The methodology sought the theoretical basis through several texts available in books, articles and academic works. In addition, questionnaires were applied in order to verify how the reading can facilitate the student's compression. As a result we find that reading has been developed in the various disciplines that make up the school curriculum. We also noticed that teachers value the practice of reading in the classroom and recognize the need for their daily improvement.
Keywords: Ensino - aprendizagem
Inclusão social
Prática de leitura
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13188
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVRF01022019.pdf799,07 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons