Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13191
metadata.dc.type: TCC
Title: A ludicidade na escola: uma experiência a partir da concepção dos professores da educação infantil
metadata.dc.creator: Santos, Simone Ferreira de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como tema a ludicidade na escola, e como objetivo geral analisar como os professores desenvolvem a ludicidade na sala de aula, compreendendo que o brincar é um meio específico na infância para levar o aprender brincando. A metodologia adotada para realização desta pesquisa foi de campo. Em cumprimento dessa pesquisa procurou-se saber o que se entende por ludicidade baseando-se em alguns teóricos tais como: Moyles (2002), Brennand (2012), Kishimoto (2010), Vigotsky (1998), e entre outros. A coleta de dados se deu através de um questionário que permitiu aos participantes (professores) relatarem informações por meio de perguntas objetivas e subjetivas. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, desse modo, foi possível verificar que a ludicidade se faz presente na sala de aula, através do conhecimento das professoras, desenvolvendo a ludicidade por meios de atividades que possa favorecer a criança no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, conduzindo-a para a conquista do respeito e favorecendo o desenvolvimento de forma criativa e inventiva, proporcionando o desenvolvimento integral e social da criança.
Abstract: The present work had the theme of playfulness in the school, and as a general objective to analyze how teachers develop playfulness in the classroom, understanding that play is a specific means in childhood to lead learning to play. The methodology adopted to carry out this research was field. In this research, we sought to know what is meant by ludicity based on some theorists such as: Moyles (2002), Brennand (2012), Kishimoto (2010), Vigotsky (1998) and others. The data collection was done through a questionnaire that allowed the participants (teachers) to report information through objective and subjective questions. This research had a qualitative approach, so it was possible to verify that playfulness is present in the classroom, through the knowledge of the teachers, developing the playfulness through means of activities that may favor the child in the process of teaching and learning in education children, leading to the achievement of respect and favoring development in a creative and inventive way, providing the integral and social development of the child.
Keywords: Professor
Conhecimento
Ludicidade
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13191
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFOS01022019.pdf550,38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons