Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13194
metadata.dc.type: TCC
Title: Representação dos universitários do curso de pedagogia sobre o bullying
metadata.dc.creator: Santos, Thamandra Nayanna de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonsêca, Patrícia Nunes da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer a representação dos universitários do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, na modalidade de ensino a distância, sobre o bullying. Participaram dessa pesquisa um total de 10 discentes, matriculados no 7o e 8o período, com idades entre 21 e 31 anos (M= 28,6; DP= 3,33), sendo 02 participantes do sexo masculino e 08 do sexo feminino. A coleta de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, seguido por um roteiro de entrevista semiestruturado. O resultado indicou que os participantes da pesquisa identificam o bullying como uma prática intencional de humilhar e agredir o outro, uma perseguição, preconceito, manifestado por agressões físicas e verbais/psicológicas. Além disso, demonstraram ter conhecimento apenas de dois tipos de Bullying, a saber, o verbal/psicológico e o físico, não mencionando o social/relacional e apenas um respondente mencionou o cyberbullying/virtual. Conclui-se que os participantes apresentaram uma representação condizente com a literatura, embora com lacunas no conhecimento. Diante disso, percebe-se a necessidade de uma maior discussão da temática nas universidades, especialmente no curso de pedagogia, e nas escolas, a fim de que hajam mais ações de prevenção e intervenção.
Abstract: This work aimed to know the representation of university students of the Pedagogy course of the Federal University of Paraíba, in the mode of distance learning, about bullying. A total of 10 students, enrolled in the 7th and 8th years, aged between 21 and 31 years participated in this research (M= 28,6; DP= 3,33) , being 02 male participants and 08 female students. Data collection was done through a sociodemographic questionnaire, followed by a semi-structured interview script. The result indicated that the participants identified bullying as an intentional practice of humiliating and assaulting each other, a persecution, prejudice, manifested by physical and verbal / psychological aggression. In addition, they have demonstrated knowledge of only two types of bullying, namely verbal / psychological and physical, not mentioning social / relational and only one respondent mentioned cyberbullying / virtual. It is concluded that the participants presented a representation consistent with the literature, although with gaps in knowledge. In view of this, we see the need for a greater discussion of the theme in universities, especially in the pedagogy course, and in schools, in order to have more prevention and intervention actions.
Keywords: Pedagogia
Ensino superior
Bullying
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13194
Issue Date: 14-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TNSS01022019.pdf627,74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons