Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13886
metadata.dc.type: TCC
Title: As dificuldades enfrentadas na alfabetização de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Nascimento, Micaela Dayse Cruz do
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Luciano de Sousa
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as dificuldades enfrentadas na alfabetização de jovens e adultos, identificando as causas das principais dificuldades de leitura e escrita e as contribuições do professor em sala de aula no processo de ensino e aprendizagem. A observação foi realizada no período de outubro e novembro de 2017 na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cassiano Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Sapé, Paraíba. Neste estudo, adotamos como principais teóricos norteadores: Arroyo (2005); Piaget (1997); Marx (1991); Freire (1997); Gadotti (2008); Oliveira (2007), entre outros. A metodologia adotada no estudo foi a pesquisa de campo com abordagem quanti- qualitativa através da elaboração e aplicação de um questionário com a docente e entrevista com os discentes. Deste modo, através das respostas obtidas e das observações feitas durante as visitas, traçamos um diálogo entre as falas e identificamos que essa forma de ensino necessita de mudanças, carece de atitudes inovadoras que busquem vivenciar, compreendendo de perto os alunos e as suas dificuldades, com ênfase nos conhecimentos que trazem para a sala de aula.
Abstract: The present research had as main objective to analyze the difficulties faced in the literacy of young people and adults, identifying the causes of the main difficulties of reading and writing and the contributions of the teacher in the classroom in the process of teaching and learning. The observation was made in the period of October and November of 2017 in the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cassiano Ribeiro Coutinho, located in the city of Sapé, Paraíba. In this study, we adopted as main guiding theoreticians: Arroyo (2005); Piaget (1997); Marx (1991); Freire (1997); Gadotti (2008); Oliveira (2007), among others. The methodology adopted in the study was the field research with quantitative-qualitative approach through the elaboration and application of a questionnaire with the teacher and interview with the students. Thus, through the answers obtained and the observations made during the visits, we draw a dialogue between the lines and identify that this form of education needs changes, lacks innovative attitudes that seek to experience, understanding the students closely and their difficulties, with emphasis on the knowledge they bring to the classroom.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Dificuldade de aprendizagem
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13886
Issue Date: 5-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MDCN26062018.pdf550,16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons