Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13890
metadata.dc.type: TCC
Title: Equidade de gênero na sala de aula: um olhar nas práticas pedagógicas
metadata.dc.creator: Porto, Rosalia Felix
metadata.dc.contributor.advisor1: Lins, Eunice Simões
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo compreender a relevância da temática gênero no contexto da educação do campo, para que seja explorado nas escolas de modo a evitar o preconceito e desenvolver o respeito. Para isso sugerimos o método kumon como uma opção de redução do preconceito. A fundamentação teórica baseou-se em diversos estudos, como Louro (1997), Toru Kumon (2009), Caldart (2002) e os documentos oficiais Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) Constituição Federal (1988) Diretrizes Operacionais Para a Educação Básica Nas Escolas Do Campo. A metodologia caracterizada no estudo foi de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa.
Abstract: The main objective of this study was to understand the relevance of the gender theme in the context of rural education, so that it can be explored in schools in order to avoid prejudice and develop respect. For this we suggest the Kumon method as an option to reduce prejudice. The theoretical basis was based on several studies, such as Louro (1997), Toru Kumon (2009), Caldart (2002) and the official documents Law of Directives and Bases of Education (1996) Federal Constitution (1988) Operational Guidelines for Education School In The Countryside Schools. The methodology characterized in the study was descriptive research with a qualitative approach.
Keywords: Educação do campo
Gênero
Método kumon
Preconceito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13890
Issue Date: 6-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFP26062018.pdf555,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons