Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13891
Tipo: TCC
Título: Aplicação do lúdico na educação infantil: uma ênfase na educação do campo
Autor(es): Almeida, Joseane Marinho de
Primeiro Orientador: Costa, Ricardo de Carvalho
Resumo: O lúdico representa para as escolas um segmento para educação infantil, desenvolvendo a capacidade psicomotora de crianças. Fazendo com que, possam entender os fenômenos que ocorrem ao seu redor, interpretar situações e resolve-las. O objetivo do trabalho foi de compreender a aplicação da ludicidade no ensino infantil com ênfase na educação do campo, através de uma pesquisa bibliográfica. A revisão levou em consideração projetos já realizados, pesquisas, discussões e conclusões que fossem uteis para o trabalho. Sendo baseado em outros já existentes, que acompanharam o desenvolvimento de crianças através do uso da arte, brincadeiras e brinquedos. Apesar de ser algo que já foi observado por teóricos como Piaget e Vygotsky, onde relatam a importância de atividades lúdicas durante a primeira infância. Foi possível observar que poucas ainda são as escolas que adotam ou implementam o método de ensino de maneira correta, algumas vezes pela falta de capacitação do profissional. Principalmente, quando se diz respeito às escolas da zona rural, onde apresentam necessidades diferentes das demais instituições de ensino. Assim, a existência da metodologia se torna mais ausente quando se faz distinções entre estados e escolas de redes públicas e privadas, e principalmente, as de rede pública que se localizam no campo.
Abstract: The ludic for schools are a segment or path, developing the psychomotor ability on children. And make them to understand some events that surrounds and some situations that they come across eventually, and solve it. The objective of this work was to understand the application of playfulness in children's education with emphasis on the education of the field, through a bibliographical research. whether in schools in urban areas or in rural areas, this review bring back some projects already done, some researches, some discussions and also useful conclusions for this papaer. This project has been based at others already done, that studied and followed the intelligent increasing and children development beneath: art, jokes and toys. Meanwhile it was something watched by theoricians as Piaget, Vygotsky, whereby they related the importance of ludic activities on the First Childhood. it was possible to watch that few schools accepts and uses this method (ludic method, as studied by piaget and Vygostsky) of teaching on the correct way, sometimes by the lack of professional training. Specially when it comes to rural areas schools, where theese schools show much more necessities, such different as the other teaching institutions. Therefore the existence of the methodology becomes more absent when we starts to divide between: public schools and private schools or even when its compared public urban schools and public rural schools.
Palavras-chave: Educação do campo
Lúdico
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13891
Data do documento: 6-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMA21062018.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons