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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13893
Tipo: TCC
Título: A ludicidade na educação infantil: elos com a aprendizagem, criatividade e educação do campo
Autor(es): Silva, Bulhões, Mariana Dayse da
Primeiro Orientador: Costa, Ricardo de Carvalho
Resumo: O lúdico é uma dimensão do desenvolvimento humano tão importante quanto a cognitiva, social e comunicativa, entre outras acredita-se que os jogos educativos estão na gênese da construção do conhecimento, da apropriação da cultura, da constituição do aluno como sujeito humano, sendo assim um aspecto fundamental do processo de formação. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar a Ludicidade na Educação Infantil, dando ênfase à relação com a aprendizagem, criatividade e com a Educação do Campo. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica que, segundo Gil (2009), busca explicar um problema baseado em referências teóricas, que são compostas principalmente de livros, monografias, teses e periódicos, como jornais e revistas, e ainda, teve como objetivo possibilitar o conhecimento e a análise de contribuições de conhecimento científico ou cultural existente sobre determinado assunto, permitindo ao pesquisador a mais ampla cobertura de uma série de fenômenos. Sobre a discussão da pesquisa, pode-se dizer que o brincar envolve o conhecimento do educador do campo de que o lúdico serve para a construção de significado em crianças em sala de aula através da criatividade. Além disso, em uma pedagogia do brincar, os professores gentilmente estruturam as vidas das crianças pequenas por meio de rotinas, rituais, músicas, danças, ritmos, rimas e humor, tornando a aprendizagem mais interativa e prazerosa.
Abstract: El lúdico es una dimensión del desarrollo humano tan importante como la cognitiva, social y comunicativa, entre otras cree que los juegos educativos están en la génesis de la construcción del conocimiento, de la apropiación de la cultura, de la constitución del alumno como sujeto humano, siendo así un aspecto fundamental del proceso de formación. De esta forma, este estudio tiene como objetivo analizar la Ludicidad en la Educación Infantil, dando énfasis a la relación con el aprendizaje, la creatividad y con la Educación del Campo. Como metodología, se utilizó la investigación bibliográfica que, según Gil (2009), busca explicar un problema basado en referencias teóricas, que están compuestas principalmente de libros, monografías, tesis y periódicos, como periódicos y revistas, y aún, tiene como objetivo que posibilite el conocimiento y el análisis de contribuciones de conocimiento científico o cultural existente sobre determinado asunto, permitiendo al investigador la más amplia cobertura de una serie de fenómenos. Sobre los resultados y discusión de la investigación, se puede decir que el juego involucra el conocimiento del educador del campo de que el lúdico sirve para la construcción de significado en niños en el aula a través de la creatividad. Además, en una pedagogía del juego, los profesores gentilmente estructuran las vidas de los niños pequeños a través de rutinas, rituales, música, danzas, ritmos, rimas y humor, haciendo el aprendizaje más interactivo y placentero.
Palavras-chave: Educação do campo
Ludicidade
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
Criatividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13893
Data do documento: 8-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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