Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13898
metadata.dc.type: TCC
Title: Preconceito racial na escola: a perspectiva docente em uma escola municipal do ensino fundamental na cidade de Pedras de Fogo - PB
metadata.dc.creator: Melo, Glaucileide Nunes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo aborda a temática do preconceito racial na escola pública, com o título: Preconceito Racial na Escola: a perspectiva docente em uma escola municipal do ensino fundamental de Pedras de Fogo-PB. Seu objetivo geral consiste em analisar o preconceito racial, sob o olhar dos professores, dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dulcinete Nunes de Medeiros. Sua problematização emerge da tentativa de identificar e compreender, quais os possíveis fatores de preconceito presentes no ensino fundamental, anos iniciais, na perspectiva docente. Para encontrar respostas ao referido problema, o trabalho parte dos seguintes objetivos específicos: identificar possíveis fatores de preconceito racial na escola a partir da visão docente; discutir o papel docente frente aos processos de socialização em relação aos possíveis fatores de preconceito racial na escola; Discutir o racismo a partir dos fatores de preconceito. Para tanto, o referido trabalho apoia-se na metodologia qualitativa, de caráter exploratório, bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando-se de questionário e análise de conteúdo temático. No tocante, o trabalho fundamenta-se na legislação, e em autores que abordam a temática racial em espaços escolares, tais como: Lopes (2005); Santos (2010); e Munanga (2005), dentre outros. Em relação aos resultados, podemos inferir que o espaço escolar deve caracterizar-se indiscutivelmente privilegiado, onde o distanciamento do racismo e do preconceito racial é feito através de práticas pedagógicas inclusivas que possibilitem a autonomia e ressignificação de sua história. Temos o entendimento que somos uma nação multirracial e que a valorização do que constitui a história e a formação do nosso povo, possibilita a construção e permanência de uma memória plural em respeito à diversidade étnica racial.
Abstract: The present study addresses the theme of racial prejudice in the public school, with the title: Racial Prejudice in School: the teaching perspective in a municipal elementary school in Pedras de Fogo-PB. Its general objective is to analyze the racial prejudice, under the eyes of the teachers, of the initial years of elementary school at the Municipal School of Elementary School Dulcinete Nunes de Medeiros. Its problematization emerges from the attempt to identify and understand, what possible factors of prejudice present in elementary school, early years, from the educational perspective. To find answers to this problem, the work has the following specific objectives: to identify possible factors of racial prejudice in the school from the perspective of teachers; discuss the role of teachers in relation to socialization processes in relation to possible factors of racial prejudice in the school; Discuss racism based on the factors of prejudice. Therefore, this work is based on the qualitative methodology, exploratory, bibliographic and field research, using a questionnaire and analysis of thematic content. In this respect, the work is based on legislation, and on authors who approach the theme of race in school spaces, such as: Lopes (2005); Santos (2010); and Munanga (2005), among others. Regarding the results, we can infer that the school space must be unquestionably privileged, where the distancing of racism and racial prejudice is done through inclusive pedagogical practices that allow the autonomy and resignification of its history. We have the understanding that we are a multiracial nation and that the valorization of what constitutes the history and the formation of our people, makes possible the construction and permanence of a plural memory in respect to ethnic racial diversity.
Keywords: Preconceito racial
Perspectiva docente
Ensino fundamental
Étnica racial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13898
Issue Date: 6-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GNM26062018.pdf760,26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons