Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13923| Tipo: | TCC |
| Título: | A aplicação da Lei N° 10.639/2003 nos anos iniciais do ensino fundamental: conhecendo a cultura etnicorracial na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Dulcinete Nunes de Medeiros da cidade de Pedras de Fogo PB |
| Autor(es): | Mendonça, Aline Lorena Gonçalves de |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
| Resumo: | Esta pesquisa consiste em analisar a Lei 10.639/2003 na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Dulcinete Nunes de Medeiros. A história sobre os povos da África em nosso país precisa ser estudada e refletida, desmistificando este conceito que temos da África, de um continente pobre, marcado pela fome e pela doença. O objetivo principal desse trabalho é analisar como a aplicação da Lei 10.639/03 vem ocorrendo nos anos iniciais Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental I Dulcinete Nunes de Medeiros. De modo específico: Identificar como vem sendo trabalhado a Lei 10.639/03 na Escola Municipal Dulcinete Nunes de Medeiros; Observar no currículo da Escola se o tema racial vem sendo comtemplado; Conhecer estratégias de trabalhar a Lei 10.639/03 no ambiente escolar. A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e estudo de caso e foi realizada por meio de aplicação de questionários, com três professoras e uma coordenadora e análise de dados. A escola é vista como um lugar estruturante de formação de cidadão, desempenhando um papel importante nessa longa jornada que se inicia. E a Lei Federal 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que obriga o ensino de história e cultura africana e afro brasileira nos currículos escolares tem suma importância neste percurso. Essa legislação é uma conquista de vários séculos, em que antes da sua implementação, vários grupos vinham lutando por uma educação digna não só para a população afro-brasileira. Para tanto, através da pesquisa, foi possível notar a importância dos documentos vigentes para a formação de cidadãos, cuja informação busca o reconhecimento e valorização da História e cultura dos descendentes de africanos. |
| Abstract: | This research consists of analyzing Law 10.639 / 2003 at the Municipal School of Elementary Education I Dulçinete Nunes de Medeiros. The story about the peoples of Africa in our country needs to be studied and reflected, demystifying this concept that we have of Africa, a poor continent, marked by hunger and disease. The main objective of this work is to analyze how the application of Law 10.639 / 03 has been occurring in the initial years Primary Education, at the Municipal School of Elementary Education I Dulçinete Nunes de Medeiros. Specifically: Identify how Law 10.639 / 03 has been worked at Dulcinete Municipal School Nunes de Medeiros; Observe in the curriculum of the School if the racial theme has been contemplated; Know strategies to work Law 10.639 / 03 in the school environment. The methodology of the research was qualitative, bibliographical and case study, and was carried out through the application of questionnaires, with three teachers and a coordinator and data analysis. The school is seen as a structuring place of citizen training, playing an important role in this long journey that begins. And Federal Law 10.639 of January 9, 2003, which obliges the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in school curricula is extremely important in this course. This legislation is an achievement of several centuries, in which before its implementation, several groups were fighting for a dignified education not only for the Afro-Brazilian population. For this, through the research, it was possible to note the importance of the current documents for the formation of citizens, whose information seeks the recognition and appreciation of the History and culture of the descendants of Africans. |
| Palavras-chave: | Educação do campo Lei 10.639/03 Educação afro-brasileira Ensino fundamental |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13923 |
| Data do documento: | 6-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALGM26062018.pdf | 548,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
