Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13929
Tipo: TCC
Título: Educação de jovens e adultos: uma análise sobre a formação dos professores
Autor(es): Oliveira, Djulya Francielle do Rêgo
Primeiro Orientador: Silva, Luciano de Sousa
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral: analisar a formação dos professores da EJA na escola X. Apresentando os seguintes objetivos específicos: identificar o perfil do professor da EJA; analisar a formação do professor dessa modalidade de ensino; observar a metodologia desenvolvida em sala de aula. Tem-se como problemáticas desse estudo: Quem são os professores da EJA? Quais os procedimentos metodológicos utilizados por esses professores? Suas metodologias favorecem a aprendizagem dos alunos da EJA?. No Referencial Teórico, estabelece um espaço para discussões com os seguintes autores: Barbosa (2013), Cruz (1994), Ferrari e Amaral (2012), Freire (1980), Gil (2002), Haddad e Pierro (2000), Moura (2009), Pinto (1991), Souza (2010), Souza (1984) e Torres (1990). Teve como metodologia à pesquisa de campo. Ocorreu na instituição de ensino no Municipal de Sapé-PB. Adotou na abordagem o qualitativo/quantitativo, na coleta de dados utilizou de observações e questionário aplicados com um professor e seis alunos da EJA. Por fim os resultados e discussões da pesquisa que foram apontadas as respostas dos questionários e descritos as observações vivenciadas no ambiente escolar. Desta forma a pesquisa possibilitou esclarecer a importância da formação dos professores que atuam nas salas, faz-se necessário uma formação continuada desses profissionais, que utilizem práticas educativas que favoreçam aprendizagens significativas desses alunos que estão retornando a escola, uma vez que esses professores lidam com várias realidades e diversidades.
Abstract: The present work of course conclusion has as general objective: to analyze the formation of the teachers of the EJA in the school X. Presenting the following specific objectives: to identify the profile of the teacher of the EJA; to analyze the teacher training of this type of teaching; observe the methodology developed in the classroom. It is problematic of this study: Who are the teachers of the EJA? What are the methodological procedures used by these teachers? Their methodologies favor the learning of the students of the EJA ?. In the Theoretical Framework, he establishes a space for discussions with the following authors: Barbosa (2013), Cruz (1994), Ferrari and Amaral (2012), Freire (1980), Gil (2002), Haddad and Pierro 2009), Pinto (1991), Souza (2010), Souza (1984) and Torres (1990). It had as methodology to field research. It occurred in the educational institution in the Municipal of Sapé - PB. In the qualitative / quantitative approach, the data collection used observations and questionnaire applied with a teacher and six students of the EJA. Finally the results and discussions of the research were pointed out the answers of the questionnaires and described the observations experienced in the school environment. In this way the research made it possible to clarify the importance of the training of teachers who work in the rooms, it is necessary a continuous training of these professionals, who use educational practices that favor significant learning of these students who are returning to school, since these teachers deal with various realities and diversities.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Ensino - metodologia
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13929
Data do documento: 5-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFRO26062018.pdf560,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons