Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1398
metadata.dc.type: TCC
Title: Materiais didáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem: um estudo da conscientização de adulto na Campanha de Educação Popular da Paraíba – CEPLAR
metadata.dc.creator: Nascimento, Ana Paula Silva do
Antero, Drielly Patty da Silva
Mariano, Josy Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, José Ramos Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para a facilitação do processo de ensinoe aprendizagem,e a Educação de Jovens e Adultos necessitade materiais que sirvam fundamentalmente ao aluno. Por isso, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de evidenciar e analisar as característicasdos materiais didáticos da Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), ressaltando a importância do material didático para a construção de novos saberes, caracterizando-o como facilitadores dos processos ensino e aprendizagem. Para a constatação e análise dessas características, realizamos pesquisas bibliográficas e entrevista comintegrante da Campanha para levantamento dos materiais produzidos na CEPLAR. Apesar de alguns materiais serem danificados, e até mesmo perdidos, à época da Ditadura Militar, pode-se apresentar fichas de cultura, lição de conscientização e ficha roteiro destinada à alfabetização de adultos, além do livro Força e Trabalhodestinado a pós-alfabetização de adultos. Os materiais utilizados na Campanha baseavam-se no Sistema de Alfabetização de Paulo Freire, e tinham como eixo norteador do processo de aprendizagem a palavra geradora. Um material didático enriquecido de textos filosóficos que buscavam a conscientização da massa popular.
Abstract: The learning materials are fundamental tools for the facilitation of the process of teaching and learning, and the education of young people and adults require materials that serve primarily to the student. Therefore, this work was developed to highlight and analyze the characteristics of the teaching materials of Popular education campaign of Paraíba (CEPLAR), emphasizing the importance of teaching material for the construction of new knowledge, characterizing it as facilitators of learning and teaching processes. For the observation and analysis of these characteristics, we carry out bibliographic research and interview with a member of the campaign for lifting of materials produced in CEPLAR. Although some material is damaged, and even lost, during the military dictatorship, can present culture sheets, lesson of awareness and plug script intended for adult literacy, in addition to the book and Work Force aimed at this stage of adults. The materials used in the campaign were based on Paulo Freire’s literacy System, and had as its guiding axis the learning process the word generator. A didactic material enriched philosophical texts that sought popular mass awareness.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Conscientização
Material didático
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1398
Issue Date: 10-Oct-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APSN10102016.pdf780,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.