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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14022| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Imaginário e representações sociais do sertão nos quadrinhos brasileiros contemporâneos |
| Autor(es): | Costa, Paulo Ricardo Ferreira Floro |
| Primeiro Orientador: | Azevêdo, Sandra Raquew dos Santos |
| Resumo: | Esta dissertação trata do imaginário e representações do sertão dentro da produção autoral dos quadrinhos brasileiros. Para análise do tema serão utilizadas duas obras representativas da temática lançadas no Brasil: Estórias Gerais, publicada originalmente em 2001, com roteiros de Wellington Srbek e arte de Flávio Colin, e Bando de dois, com texto e arte de Danilo Beyruth, publicada em 2010. O objetivo desta pesquisa será analisar como o homem sertanejo e seu cotidiano foram representados nos quadrinhos. A metodologia utilizada foi a hermenêutica da profundidade, de Thompson e como referencial teórico foram utilizados os estudos do imaginário de Durand e Maffesoli, da construção social do Nordeste de Durval Albuquerque e de Stuart Hall sobre o sujeito sociológico e pós-moderno para compor a análise da construção dos personagens. Também foram usados estudos de Scott McCloud e Will Eisner como forma de buscar um entendimento à luz das estéticas particulares das Histórias em Quadrinhos. As duas HQs utilizam elementos caros à narrativa do sertão, como a imposição do meio como determinante dos atos, as tradições orais como formadoras de caráter e as rígidas estratificações de classes e funções sociais. No primeiro vemos uma reinvenção do Sertão com novos significados estéticos em uma HQ atemporal que busca trazer para a linguagem dos quadrinhos todos os elementos que formaram a base para a representação do homem do sertão. O segundo transporta a memória sertaneja para uma abordagem mais contemporânea, empregando técnicas narrativas emprestadas do western e dos comics norte-americanos. A dissertação contribui com o aumento da relevância dos estudos de quadrinhos dentro das discussões sobre identidade e memória nacional. |
| Abstract: | This dissertation deals with the imaginary and representations of the sertão within the artistic production of Brazilian comics. For analysing the theme two works representative of the theme published in Brazil will be used: Estórias Gerais, originally published in 2001, with scripts by Wellington Srbek and art by Flávio Colin, and Bando de dois, with text and art by Danilo Beyruth, published in 2010. The objective of this research will be to analyze how the country men and his daily life were represented in comics. The methodology used was Thompson's depth hermeneutics and as a theoretical reference, Durand and Maffesoli's imaginary studies, Durval Albuquerque's Northeastern social construction, and Stuart Hall's work on the sociological and postmodern subject were used to compose the character construction analysis. Studies of Scott McCloud and Will Eisner have also been used as a way of seeking an understanding of the particular aesthetics of Comics. The two comics use prized elements in the sertão’s narrative, such as the imposition of the environment as determinant of acts, oral traditions as shapers of character and rigid stratifications of classes and social functions. In the first one, we see a reinvention of the sertão with new aesthetic meanings in a timeless graphic novel that seeks to bring into the comic language all the elements that formed the basis for the representation of the country men. The second ome transports the memory of the sertão to a more contemporary approach, employing narrative techniques borrowed from western and American comics. The dissertation contributes to the increasing relevance of comic studies within national identity and memory discussions. |
| Palavras-chave: | Histórias em Quadrinhos Sertão Representações sociais Comics Imaginary Quadrinhos - Homem sertanejo Representações sociais - quadrinho |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Comunicação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14022 |
| Data do documento: | 12-Jul-2018 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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