Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14037
Tipo: TCC
Título: A ludicidade na educação infantil: uma ação pedagógica
Autor(es): Silva, Jordânia Amorim da
Silva, Renata Fátima Luna da
Primeiro Orientador: Sousa, Nádia Jane de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como tema destacar O lúdico na Educação Infantil como Ferramenta para o educador, abordando assim o lúdico como um facilitador da aprendizagem, ressaltando o brincar como uma forma prazerosa, na qual as crianças interagem com o mundo e fazem suas próprias descobertas. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil para o desenvolvimento integral das crianças na creche de 2-3.Como ainda proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a prática pedagógica dentro de uma perspectiva lúdica. A Educação Infantil é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Diante disso, a brincadeira e o jogo tornam-se atividades que possibilitam a aprendizagem de habilidades, portanto, beneficiarão o processo de ensino aprendizagem. Nas creches têm-se percebido a dificuldade da oferta de brinquedos para as crianças, além de pouca importância dada à atividade lúdica para seu desenvolvimento. O brincar é a essência da infância e sua principal atividade, mas nem sempre as instituições desenvolvem práticas que tomam este pressuposto como orientador da organização de suas rotinas. Percebe-se que há um despreparo relativo ao conhecimento das necessidades básicas das crianças pequenas e principalmente em relação ao brincar. O professor tem o papel fundamental, estimulando a construção do conhecimento através das brincadeiras e criando oportunidades para a aquisição de novas aprendizagens. De acordo com os resultados obtidos, o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois confirmou o quanto o lúdico é de grande importância no desenvolvimento das crianças.
Abstract: This Course Conclusion Paper had as a theme to highlight the playful in Child Education as a Tool for the educator, thus approaching play as a facilitator of learning, emphasizing play as a pleasurable form, in which children interact with the world and make their own discoveries. The research aimed to analyze the importance of the playful in the teaching process of Early Childhood Education for the integral development of children in the nursery of 2-3. How to still provide educators a reflection on pedagogical practice within a playful perspective. Early Childhood Education is a fundamental stage in the child's emotional and cognitive development. Therefore, play and play become activities that enable the learning of skills, therefore, will benefit the process of teaching learning. In day-care centers it has been noticed the difficulty of the offer of toys for the children, besides little importance given to the ludic activity for its development. Play is the essence of childhood and its main activity, but institutions do not always develop practices that take this assumption as guiding the organization of their routines. It is noticed that there is an unprepared relative to the knowledge of the basic necessities of the small children and mainly in relation to the play. The teacher has the fundamental role, stimulating the construction of knowledge through play and creating opportunities for the acquisition of new learning. According to the results obtained, the objective of the research was reached, since it confirmed how playful is of great importance in the development of children.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Desenvolvimento infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14037
Data do documento: 12-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS10092018.pdf605,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons