Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14038| Tipo: | TCC |
| Título: | O processo de inclusão de estudante com deficiência física e a educação infantil: um estudo de caso na Creche Alice Suassuna - Bayeux |
| Autor(es): | Cícero, Dayse Ferreira |
| Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria Andrade da |
| Resumo: | Este trabalho tem como foco analisar o processo de inclusão de um aluno com deficiência física na creche. A pesquisa tem como objetivo responder as questões: será que a creche está acessível para receber alunos com deficiência física? Existe e como se dá o tratamento e formação dos professores em relação a inclusão deste aluno? Como está criança é acompanhada? Há algum outro espaço especializado, além da escola que possa ajudar no seu desenvolvimento? Quais as metodologias curriculares utilizadas pela professora para a aprendizagem deste aluno com deficiência? A prática inclusiva é aquela em que o professor ou professora considera a diversidade de seus alunos (as) e tenta atender suas necessidades educacionais flexibilizando as ações voltadas para o acesso à participação social e ao conhecimento procurando meios para esse processo acontecer. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coletas de dados a observação com diário de campo; questionários com diretora, professora, cuidadora e a mãe do aluno observado. O resultado da pesquisa mostrou que a creche não tem estrutura física para comportar alunos com deficiência física e nem recursos didáticos para apoiar os professores na aplicação de uma metodolo- gia inclusiva. |
| Abstract: | This work aims to analyze the process of inclusion of a student with physical disability in the day care center. The research aims to answer the questions: Is the day care accessible to receive students with physical disabilities? Is there and how is the treatment and training of teachers related to the inclusion of this student? How is this child accompanied? Is there any other specialized space besides the school that can help in its development? What are the curricular methodologies used by the teacher for the learning of this disabled student? Inclusive practice is one in which the teacher or teacher considers the diversity of their students and tries to meet their educational needs by making flexible the actions aimed at access to social participation and knowledge seeking ways to this process to happen. The research adopted the qualitative approach, using as data collection instru- ments the observation with field diary; Questionnaires with the director, teacher, caregiver and the student's mother. The research results showed that the day care center does not have a physical structure to support students with physical disabilities or didactic resources to support teachers in the application of an inclusive methodology. |
| Palavras-chave: | Inclusão Educação infantil Estudante - deficiência física |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14038 |
| Data do documento: | 2-Dez-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DFC26032019.pdf | 620,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
