Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14052
Tipo: TCC
Título: A influência da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem: concepção de professores do ensino fundamental I da cidade de João Pessoa/PB
Autor(es): Salustino, Joelma dos Santos
Primeiro Orientador: Lima, Norma Maria de
Resumo: A afetividade em sala de aula vem sendo tema de estudos e pesquisas nos últimos anos, promovendo assim um diálogo sobre a influência do afeto no processo de aprendizagem dos alunos. Este trabalho apresenta a análise de uma pesquisa sobre a influência da afetividade na relação de professor-aluno dentro do ambiente educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso de questionários e entrevista semiestruturada. Verificou-se que apesar da pesquisa abordar um tema bastante pertinente, o mesmo ainda é pouco discutido no dia a dia escolar. A partir dos resultados coletados, podemos concluir que embora os sujeitos atuantes na pesquisa considerem importante a afetividade, esta, em determinadas situações ficam limitadas ou não fazem parte da cena.
Abstract: The affectivity in the classroom has been the subject of studies and research in recent years, thus promoting a dialogue on the influence of affect on the students' learning process. This paper presents an analysis of research on the influence of affection and the teacher-student relationship in the educional environment. The research is based on a case study in depth of a completed approach of closed and open questionnaire. It was found that despite the search address a very pertinent issue, it is still not common in everyday life. From these results we can conclude that although the acting subjects in the survey consider important affectivity, that in certain situations are limited.
Palavras-chave: Afetividade
Sala de aula
Aluno
Professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14052
Data do documento: Abr-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSS18102018.pdf751,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons