Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14066
metadata.dc.type: TCC
Title: Orientações pedagógicas de prevenção e combate ao bullying escolar
metadata.dc.creator: Costa, Regina Cely de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo sobre o bullying escolar, que é um dos problemas cada vez mais perceptível dentro da realidade nas escolas. O objetivo geral desse trabalho é investigar como o professor deve ser treinado durante o curso e dentro da própria sala de aula para lidar com os conflitos dos alunos, ou seja, mostrar a força que o professor exerce dentro da sala de aula, tanto como aquele que ensina quanto aquele que aprende, onde pode usar práticas pedagógicas para diminuir uma problemática tão frequente. Com isso, se deve pensar em soluções para o problema que consigam entrelaçar a família e a escola, usando as práticas pedagógicas que podem e devem ser utilizadas como meio de prevenção e combate a práticas que violentam, física e psicologicamente, a pessoa humana. O educador tem um papel relevante no ambiente escolar, agindo no ato de ensinar e na resolução de conflitos, um deles é o bullying. Por meio de métodos de conscientização é possível que educadores intervenham, visando a diminuição desse problema e tornando o espaço escolar um espaço agradável na convivência entre toda a comunidade escolar. Como metodologia, de modo interpretativista e analítica dos dados coletados, foi possível perceber que há dúvidas dentro do ambiente interno da escola acerca do que vem a ser o Bullying e como prevenir. A pesquisa foi realizada com o intuito de observar o conhecimento que as pessoas têm sobre o bullying e suas consequências, bem como de que forma os educadores usam seus métodos para prevenir os conflitos existentes. Após toda investigação, propõe-se caminhos de ação preventiva aos atos de violência. Nos casos efetivos o combate aos atos violentos constatados, a Pedagogia torna-se um dos caminhos possíveis para combater os conflitos, uma vez que a educação e a conscientização fazem parte da preparação das pessoas para a construção de espaços sociais mais harmônicos.
Abstract: The present work deals with a study about school bullying, which is one of the problems increasingly perceived within the reality in schools. The general objective of this work is to investigate how the teacher should be trained during the course and within the classroom itself to deal with the students' conflicts, that is, to show the strength that the teacher exercises within the classroom, as much as that who teaches how much he learns, where he can use pedagogical practices to reduce such a frequent problem. With this, one must think of solutions to the problem that can interweave the family and the school, using pedagogical practices that can and should be used as a means of prevention and combat practices that physically and psychologically violate the human person. The educator has a relevant role in the school environment, acting in the act of teaching and resolving conflicts, one of them is bullying. Through awareness-raising methods, it is possible for educators to intervene, aiming at reducing this problem and making the school space a pleasant space in the coexistence between the entire school community. As a methodology, in an interpretative and analytical way of the data collected, it was possible to perceive that there are doubts within the internal environment of the school about what is to be Bullying and how to prevent. The research was carried out to observe people's knowledge about bullying and its consequences, as well as how educators use their methods to prevent existing conflicts. After all investigation, it is proposed ways of preventive action to acts of violence. In effective cases, the fight against violent acts, Pedagogy becomes one of the possible ways to fight conflicts, since education and awareness are part of preparing people for the construction of more harmonious social spaces.
Keywords: Bullying
Pedagogia
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14066
Issue Date: 26-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCOC04092018.pdf529,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons