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metadata.dc.type: TCC
Title: O espaço como eixo estruturante do currículo para a educação infantil de qualidade
metadata.dc.creator: Elias, Emanoel Duarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Mandú, Thamyris Mariana Camarote
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente texto é compreender em que medida a organização do espaço representa um eixo curricular importante para a educação infantil de qualidade. Este estudo situa-se no contexto das discussões sobre a organização do espaço como um eixo importante do currículo para a promoção de uma educação infantil de qualidade. A análise, nesse sentido, faz parte do debate sobre as formas de concretização da política educacional para a educação infantil à medida que se percebe uma lacuna nas discussões sobre o papel do espaço no currículo e sua relevância para a potencialização da qualidade de ensino nessa etapa da educação. Assim, o argumento desenvolvido por pesquisadores como Horn (2017), Craidy e Kaercher (2001), Sebastiani (2009) e Zabalza (2007) e demais autores. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se a combinação de técnicas de pesquisa bibliográfica e documental com recorte qualitativo, sendo a pesquisa documental elaborada em dois documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Tal análise permitiu conhecer a concepção de educação infantil e de espaço apresentadas nas orientações curriculares para a Educação Infantil e nos documentos teóricos sobre o tema. Os resultados obtidos também permitiram caracterizar os tipos de espaço tratados nos textos oficiais e teóricos, inclusive diferenciando o que seria espaço e ambiente; Ainda se obteve como resultado a percepção de que os autores investigados apresentam ponto de vista e argumentos convergentes quanto à importância da organização do espaço para o desenvolvimento infantil e por consequência, para o atingimento da qualidade defendida nos textos analisados. Enfim, os resultados ainda demonstraram a necessidade de ampliar a discussão, reflexão e socialização das informações construída por outros e diferentes estudiosos do tema.
Abstract: The aim of the present text is to understand to what extent the organization of the space represents an important curricular axis for the quality infantile education. This study is in the context of discussions on the organization of space as an important axis of the curriculum for the promotion of quality child education. The analysis, in this sense, is part of the debate on the forms of educational policy for children's education, as there is a gap in the discussions about the role of space in the curriculum and its relevance to the enhancement of the quality of teaching in this stage education. Thus, the argument developed by researchers such as Horn (2017), Craidy and Kaercher (2001), Sebastiani (2009) and Zabalza (2007) and other authors. For the development of this study, a combination of bibliographic and documentary research techniques was used, with documentary research elaborated in two documents: National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010) and National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998) ). This analysis allowed to know the conception of infantile education and of space presented in the curricular orientations for the Infantile Education and in the theoretical documents on the subject. The results obtained also allowed to characterize the types of space treated in the official and theoretical texts, including differentiating what would be space and environment; We also obtained as a result the perception that the investigated authors present a point of view and convergent arguments about the importance of the organization of the space for children's development and, consequently, for the achievement of the quality defended in the texts analyzed. Finally, the results still demonstrated the need to broaden the discussion, reflection and socialization of the information constructed by other and different scholars.
Keywords: Ensino infantil
Currículo
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14071
Issue Date: 7-Feb-2019
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