Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14084
metadata.dc.type: TCC
Title: Importância do lúdico na aprendizagem de crianças: um estudo de caso na Creche Municipal Noêmia Alves de Souza (2017)
metadata.dc.creator: Farias, Maria Rosângela Duarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Tatiana de Medeiros
metadata.dc.description.resumo: O presente teve como objetivo geral investigar como funciona a prática do lúdico e sua relação com a aprendizagem da Creche Municipal Noêmia Alves de Souza. Deste modo, o trabalho busca compreender cada vez mais esse processo que é de suma importância para tornar a sala de aula um espaço prazeroso, agradável, criativo e construtivo. A pesquisa se justifica pelo interesse de saber se a professora pesquisada está utilizando o lúdico em sala de aula, como elemento para uma melhor aprendizagem das crianças e saber quais os brinquedos e brincadeiras que estão sendo utilizados nas aulas. Para tanto, escrevi sobre o histórico e legislação da educação infantil. Sobre a importância do brincar e o porquê das crianças brincarem, deixando assim explicito o valor do trabalho lúdico para o desenvolvimento integral da criança e sua relação direta com a aprendizagem, tornando esse momento, da aula, prazerosa. A pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC aconteceu na Creche Municipal Noêmia Alves de Souza. Trata-se de um estudo de caso, que valoriza, tanto a pesquisa quantitativa, quanto a qualitativa, por entender que buscamos a qualidade da quantidade de dados para a realização desta pesquisa, que é em parte de natureza bibliográfica, e explicativa quanto aos meios e procedimentos analíticos. A análise dos dados foi baseada em uma entrevista semiestruturada realizada com a professora da instituição. Por fim, ficou evidenciado a importância do cuidar e educar das crianças, que é direito garantido por lei e a importância do uso do lúdico em sala de aula, que deve acontecer de forma prazerosa e de acordo com o conteúdo a ser estudado em sala de aula.
Abstract: The present objective was to investigate how the play practice works and its relation with the learning of the Municipal Daycare Noêmia Alves de Souza. In this way, the work seeks to understand more and more this process that is of paramount importance to make the classroom a pleasant, pleasant, creative and constructive space. The research is justified by the interest of knowing if the researched teacher is using the play in the classroom, as an element for a better learning of the children and to know which toys and games are being used in class. For that, I wrote about the history and legislation of early childhood education. On the importance of playing and why children play, thus making explicit the value of playful work for the integral development of the child and its direct relationship with learning, making this moment of the lesson pleasurable. The research done for this Course Completion Work - TCC took place in the Municipal Nursery Noêmia Alves de Souza. This is a case study, which values both quantitative and qualitative research, since we understand that we are looking for the quality of the data for this research, which is partly bibliographic in nature and explanatory of the means And analytical procedures. Data analysis was based on a semistructured interview with the institution's teacher. Finally, it was evidenced the importance of caring for and educating children, which is a law guaranteed by law and the importance of the use of play in the classroom, which should happen pleasantly and according to the content to be studied in the classroom. class.
Keywords: Educação infantil
Lúdico
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14084
Issue Date: 4-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRDF07022019.pdf943,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons