Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14085
metadata.dc.type: TCC
Title: A internet no processo ensino-aprendizagem como instrumento na construção do conhecimento
metadata.dc.creator: Sousa, Marília Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo discute as possibilidades de uso que a internet apresenta para os processos educativos. O resultado da pesquisa demonstrou que os professores capacitados, embora timidamente, começam a alterar sua prática pedagógica. Com base em pressupostos qualitativos e utilizando-se dos instrumentos na forma de questionários, os quais foram tabulados e analisados com base nos pressupostos qualitativos. As mídias de informação e comunicação oferecem múltiplos caminhos pedagógicos e a Internet tem se mostrado uma alternativa viável para se chegar a tais caminhos. Diante desta nova realidade, torna-se importante que os professores estejam "conectados" e aprendam a lidar com os mecanismos advindos das novas tecnologias de informação e comunicação, e assim, tirar dela o maior proveito possível. Os resultados da análise dos dados permitem indicar que: é necessário estabelecer políticas claras e objetivas de gestão e utilização de tecnologias de informação e comunicação, no que tange a esfera do ensino público, fomentando uma cultura voltada para essa finalidade; é importante manter um programa mínimo de capacitação permanente dos profissionais da educação; e finalmente, esta pesquisa sinaliza que aprender a apreender é uma das melhores estratégias para se mudar procedimentos inadequados à prática pedagógica exigida atualmente para melhorar a qualidade do ensino.
Abstract: No abstract
Keywords: Internet
Ensino - aprendizagem
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14085
Issue Date: 7-Feb-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLS25032019.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons