Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14092
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepções docentes sobre as tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Aragão, Andréia Peres de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Raposo, Roberto Wagner Cavalcanti
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa que procura contribuir para a reflexão sobre ouso d as tecnologias digitais (TDs) nas escolas, visando um acompanhamento do público que vem utilizando quaisquer tipos de tecnologia para inovar a metodologia tradicional usada em sala de aula. O estudo foi desenvolvido por meio da abordagem qualitativa e descritiva para o qual foi realizado uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo frente aos professores da entidade escolar, tendo como objetivo principal. Identificar e abranger os recursos tecnológicos utilizados pelos professores de duas escolas da rede pública e privada no município de Campina Grande - PB. Os resultados evidenciaram que os professores entendem sobre os recurso, mas que precisam de apoio para a utilização e desenvolvimento de atividades através dos mesmos as escolas possuem sala de informática facilitando o trabalho do docente, porém por se encontrar desativada ou até sem a presença de um profissional capacitado, dificulta a intermediação dessas tecnologias para com os docentes. Neste contexto se faz necessário que as escolas possam colocar em prática essas salas de informática para que os profissionais possam interagir e planejar suas aulas de acordo com as novas tecnologias.
Abstract: The objective of this article is to present a research that seeks to contribute to the reflection on the use of TDs in schools, aiming at a follow up of the public that has been using any kind of technology to innovate the traditional methodology used in the classroom. The study was developed through a qualitative and descriptive approach for which a bibliographical research and a field study was carried out in front of the teachers of the school entity, whose main objective is to identify and cover the technological resources used by the teachers of two public and private schools in the city of Campina Grande - PB. The results showed that the teachers understand the resources, but that they need support for the use and development of activities through them, the schools have a computer room facilitating the work of the teacher, but because it is disabled or even without the presence of a trained professionals, makes it difficult to intermediation these technologies with teachers. In this context it is necessary that the schools can put into practice these computer rooms so that professionals can interact and plan their classes according to the new technologies.
Keywords: Tecnologias digitais
Escola
Aluno
Sala se aula
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14092
Issue Date: 6-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APSA05022019.pdf762,15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons