Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14094
Tipo: | TCC |
Título: | Literatura infantil: a contação de histórias como recurso pedagógico |
Autor(es): | Aguiar, Josefa Simone de Farias |
Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuíte de Sousa |
Resumo: | Este trabalho aborda a literatura infantil como um recurso pedagógico. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção de professoras sobre o trabalho com a literatura infantil e a contação de histórias. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores que atuam na Educação Infantil da rede pública. Os pressupostos teóricos têm por base os estudos de Abramovich (1997); Villardi (1997); Bamberger (1999). Os resultados indicam que os professores defendem a contação de histórias, mas o fazem relacionando-a ao ensino dos conteúdos programáticos. A contação de histórias a partir da literatura infantil utilizada pelas professoras ainda apresenta uma atuação limitada, com pouca relação com a ludicidade. Sobre o que lêem as professoras, suas respostas demonstram que há pouco envolvimento com a leitura. |
Abstract: | This paper discusses children's literature as a pedagogical resource. The research aimed to analyze the conception of teachers about the work with the children's literature and the storytelling. For this, a field survey was carried out, using as a data collection instrument a questionnaire composed of open and closed questions. The subjects of the research were four teachers who work in early childhood education in the public network. The theoretical assumptions are based on the studies by Abramovich (1997); Villardi (1997); Bamberger (1999). The results indicate that teachers defend the storytelling, but they relate it to the teaching of programmatic content. The storytelling from the children's literature used by the teachers still has a limited performance, with little relation to the ludicity. about what the teachers read, their answers show that there is little involvement with reading. |
Palavras-chave: | Literatura infantil Professoras - educação infantil Contação de histórias Educação infantil - leitura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14094 |
Data do documento: | 4-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSFA25032019.pdf | 723,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons