Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14101| Tipo: | TCC |
| Título: | Os desafios e enfrentamentos de alfabetizar letrando e as contribuições da formação continuada: relatos de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
| Autor(es): | Prazeres, Márcio Vicente |
| Primeiro Orientador: | França, Marlene Helena de Oliveira |
| Resumo: | O presente trabalho trata sobre o tema dos desafios e enfrentamentos de professoras do ciclo de alfabetização, que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para alfabetizar letrando. Com isso, temos o objetivo de analisar os relatos de três professoras atuantes nesse nível de escolarização. Para isso, tomamos como base dessa pesquisa os estudos sobre letramento e alfabetização em Soares (2004), Kleiman (2005; 2006; 2008), Rojo (2008), Tasca (2010), Tasca e Guedes-Pinto (2013), Santos e Albuquerque (2006), Costa Val (2006), Silva (2014), dentre outros; e sobre o PNAIC, tomamos como base o Caderno de Apresentação do PNAIC (2012). A metodologia foi embasada na aplicação de um questionário às professoras com perguntas que buscaram desvelar quais são os desafios para alfabetizar letrando, e quais as estratégias utilizadas por elas para alcançar esse objetivo. A análise dos relatos das professoras mostrou que os programas de capacitação são de extrema importância para o aprimoramento da prática pedagógica, frente aos novos desafios que se apresentam na sala de aula. E com relação aos desafios, foi evidenciado como principal, dentre muitos, o baixo nível de letramento dos alunos que adentram ao ciclo de alfabetização. A análise revelou que as professoras afirmam utilizar um ensino individualizado voltado para as necessidades dos alunos, como uma das estratégias. Por fim, os resultados do estudo mostraram também, que as professoras demonstram em seus relatos um total comprometimento e valoração da perspectiva de alfabetizar letrando. |
| Abstract: | The present work deals with the theme of challenges and confrontation of teachers of literacy cycle, which participate of National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), to literacy. Thereby, we have the goal to analyze the stories of three teachers of this level of schooling. For this, we took as the base of these research the studies on lettering and literacy in Soares (2004), Kleiman (2005; 2006; 2008), Rojo (2008), Tasca (2010), Tasca and Guedes-Pinto (2013), Santos and Albuquerque (2006), Costa Val (2006), Silva (2014), among others; and in the PNAIC, we based on notes of presentations in PNAIC (2012). The methodology use the application of a questionnaire to teachers with questions that intent to unveil which are the challenges to literate with literacy skills, and which strategies used by them to reach this objective. The analyses of the teacher‟s stories showed that programs of capacitation are extremely important for enhancement of pedagogical practices against the new challenges faced on classroom. Related to challenges, it was evidenced as main, among many, the low level of literacy of students that are part of literacy program. The analyses revealed that teachers used an individualized teaching focusing on necessities of students as one of the strategies. Lastly, the results showed also, that the teachers demonstrated a total commitment and valorization of the perspective of literacy skills. |
| Palavras-chave: | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Alfabetização Letramento Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14101 |
| Data do documento: | 4-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MVP07022019.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
