Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14105| Tipo: | TCC |
| Título: | O ensino de matemática nos anos iniciais de uma escola estadual de Santa Rita – PB |
| Autor(es): | Santos, Cleonice Otaviano da Costa |
| Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuite de Sousa |
| Resumo: | Este trabalho tem como tema o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção das professoras sobre o ensino de matemática. Os autores que fundamentam essa pesquisa são Mundi; Oliveira (2013), Duhalde; Cuberes (1998), Bessa (2007), Brougère (2010). A metodologia constou de uma pesquisa de campo e os sujeitos da pesquisa são professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões abertas. Os dados analisados revelaram que embora sejam empregadas metodologias inerentes do ensino tradicional, há a compreensão de que aulas expositivas não são suficientes para estabelecer uma relação direta com a aprendizagem significativa. As atividades lúdicas ocupam pouco espaço e as escolas não oferecem suporte metodológico e estrutural. Conclui-se que há um longo caminho a ser trilhado para que o ensino da matemática seja mais efetivo nos primeiros anos do Ensino Fundamental |
| Abstract: | This work has as its theme the teaching of mathematics in the Early Years of Elementary School. A research had as objective to analyze the teaching of the teachers on the teaching of mathematics. The authors who base this research are Mundi; Oliveira (2013), Duhalde; Cuberes (1998), Bessa (2007), Brougère (2010). The methodology is a field research and the results of the research are teachers of Elementary School Initiatives. A questionnaire with open questions was constructed as a data collection instrument. The data revealed that the alternatives are not very effective for traditional teaching, there is an exposition that the lectures are not necessary for direct access to learning. Play activities take up little space and schools do not expand methodologically and structurally. In order for it to be completed, teaching is better than the earliest years of elementary school. |
| Palavras-chave: | Ensino - matemática Educação infantil Professor - matemática Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14105 |
| Data do documento: | 10-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| COCS07022019.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
