Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14105
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino de matemática nos anos iniciais de uma escola estadual de Santa Rita – PB
metadata.dc.creator: Santos, Cleonice Otaviano da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Idelsuite de Sousa
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção das professoras sobre o ensino de matemática. Os autores que fundamentam essa pesquisa são Mundi; Oliveira (2013), Duhalde; Cuberes (1998), Bessa (2007), Brougère (2010). A metodologia constou de uma pesquisa de campo e os sujeitos da pesquisa são professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões abertas. Os dados analisados revelaram que embora sejam empregadas metodologias inerentes do ensino tradicional, há a compreensão de que aulas expositivas não são suficientes para estabelecer uma relação direta com a aprendizagem significativa. As atividades lúdicas ocupam pouco espaço e as escolas não oferecem suporte metodológico e estrutural. Conclui-se que há um longo caminho a ser trilhado para que o ensino da matemática seja mais efetivo nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Abstract: This work has as its theme the teaching of mathematics in the Early Years of Elementary School. A research had as objective to analyze the teaching of the teachers on the teaching of mathematics. The authors who base this research are Mundi; Oliveira (2013), Duhalde; Cuberes (1998), Bessa (2007), Brougère (2010). The methodology is a field research and the results of the research are teachers of Elementary School Initiatives. A questionnaire with open questions was constructed as a data collection instrument. The data revealed that the alternatives are not very effective for traditional teaching, there is an exposition that the lectures are not necessary for direct access to learning. Play activities take up little space and schools do not expand methodologically and structurally. In order for it to be completed, teaching is better than the earliest years of elementary school.
Keywords: Ensino - matemática
Educação infantil
Professor - matemática
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14105
Issue Date: 10-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COCS07022019.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons