Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14109
Tipo: TCC
Título: Educação do campo: avanços e desafios nas salas multisseriadas nas Escola Zumbi dos Palmares em Mari - PB
Autor(es): Cruz, Edijane do Nascimento
Primeiro Orientador: Castro Neto, Mariano de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral, identificar as dificuldades enfrentadas pelos educadores, entendendo a organização, funcionamento e as estratégias metodológicas, nas salas multisseriadas, além de aprofundar o conhecimento sob a perspectiva de trabalho atendendo aos paradigmas da Educação do Campo. É um estudo de caso de caráter qualitativo, desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares na turma Multiseriada de 1o e 2o ano, a qual participão alunos de faixa etária entre 6 e 7 anos, no Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Zumbi dos Palmares, no Municipio da Cidade de Marí, PB. Entre os sujeitos da pesquisa estão Pais/Responsáveis e a Professora da respectiva turma. Foi aplicado um questionário com os sujeitos, no qual o mesmo elenca várias questões presentes em suas aflições em relação as dificuldades vividas neste contexto, de maneira a expor uma possível estratégia de práticas que pudessem alcançar avanços diante das circunstâncias e limites encontrados. Concluiu-se de fundamental importância que os responsáveis pelo público escolar tomem posse do conhecimento na realidade prática da escola, os quais percebam os fatores que são prejudiciais ao desenvolvimento dos seus filhos/alunos, possibilitando coletivamente construir propostas de melhoria no processo de construção do conhecimento buscando uma prática metodológica que envolva uma dinâmica que reflita sobre essas dificuldades e construa um novo jeito que favoreça as relações de ensino aprendizagem.
Abstract: The present research has as general objective to identify the difficulties faced by educators, understanding the organization, operation and methodological strategies in the multi - series rooms, as well as to deepen the knowledge from the perspective of work taking into account the paradigms of Field Education. It is a qualitative case study developed at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Zumbi dos Palmares in the Multiserial class of 1st and 2nd year, which includes students aged between 6 and 7 years in the Reform Settlement Project Agrarian Zumbi dos Palmares, in the Municipality of the City of Marí, PB. Among the subjects of the survey are Parents / Guardians and the teacher of the respective class. It was applied a questionnaire with the subjects, in which the same elenca several issues present in their afflictions in relation to the difficulties lived in this context, in order to expose a possible strategy of practices that could reach advances in the circumstances and limits found. It was concluded that it is of fundamental importance that those responsible for the school public take possession of the knowledge in the practical reality of the school, which perceive the factors that are detrimental to the development of their children / students, making it possible collectively to construct proposals for improvement in the process of knowledge construction seeking a methodological practice that involves a dynamic that reflects on these difficulties and builds a new way that favors the relationships of teaching learning.
Palavras-chave: Educação do campo
Salas multisseriadas
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14109
Data do documento: 7-Fev-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENC07022019.pdf887,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons