Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14129
Tipo: TCC
Título: Os desafios dos alunos com deficiência físico-motora na UFPB: a atuação do aluno apoiador no processo de inclusão
Autor(es): Bezerra, Laenne Sarinho
Primeiro Orientador: Fonsêca, Fabio do Nascimento
Resumo: Este trabalho discute a importância da atuação do aluno apoiador, dentro do Programa Aluno Apoiador, desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, como política de assistência aos alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais. Parte, inicialmente, de uma revisão bibliográfica, com o propósito de situar a evolução das políticas de reconhecimento e garantia do direito das pessoas deficiência e com necessidades educativas especiais, para, na sequência, apresentar os resultados da pesquisa de campo, de caráter qualitativo, que buscou descrever a atuação do aluno apoiado junto aos alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais, no sentido de assegurar a permanência com qualidade dos mesmos na universidade. Conclui-se pela importância e pela necessidade do programa, reconhecendo seus avanços, mas destacando a existência de lacunas e dificuldades que afetam o alcance efetivo de seus objetivos.
Abstract: This research discusses the importance of the supporting student, within the Supporter Student Program, developed at the Federal University of Paraíba, as a policy to assist students with disabilities and with special educational needs. It starts with a bibliographical review with the purpose of situating the evolution of the policies of recognition and guarantee of the rights of the people with disabilities and with special educational needs, in order to, following, present the results of the qualitative field research, which sought to describe the performance of the supporting students with the students with disabilities and with special educational needs, in order to ensure their permanence in the university. It concludes arguing about the importance and necessity of the program, recognizing its advances, but highlighting the existence of gaps and difficulties that affect the effective reach of its objectives.
Palavras-chave: Educação especial
Aluno - deficiência física
Aluno apoiador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14129
Data do documento: 6-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSB22112018.pdf464,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons